terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

IBAMA INSISTE EM NÃO INVESTIR NA PREVENÇÃO (ORIENTAÇÃO).PREFERE AGIR SÓ COM A REPRESESSÃO.



GOVERNO MUNICIPAL NÃO TÁ NEM AÍ PARA A REALIDADE ECONOMICA E SOCIAL DOS PESCADORES ARTESANAIS E SE SOMA AOS "ESFORÇOS" DO IBAMA PARA CONCLUIR OS EFEITOS INJUSTOS DA REPRESÃO.




 dia 15 fevereiro de 2013, ultimo dia do defeso do camarão o IBAMA PI/MA fez apreensões de quatro barcos  por pescarem camarão no periodo do defeso.
Durante todo o periodo do defeso (dois meses) não se viu um unico fiscal ou um posto instalado no porto da cidade orientando os pescadores sobre a importancia de se preservar o defeso do camarão numa fiscalização preventiva e educativa.

O IBAMA ficou na espreita ciente que alguns pescadores artesanais necessitados, sofridos, endividados não resistiriam à tentação e sairiam na vespera do termino do defeso para o mar.

Diante desta realidade esperava-se do IBAMA uma outra decisão: não a de armar armadilhas fiscalizatórias repressivas (verdeira estratégia motivadora de desreispeito ao defeso), mas, sim de  encaminhar fiscais para fiscalizar orientando os pescadores, montando fisicamente postos na cidade com a parceria da prefeitura, agindo preventivamente...

Um fato muito estranho foi presenciado neste dia 15 por populares que foram para o porto receber  doação de camarão do IBAMA. Lá já estavam pessoas muitas próximas do prefeito pegando caixas de camarão (o motorista particular do prefeito, o irmão do prefeito e outros funcionário do prefeito).  
As pessoas ligadas ao prefeito só tinham uma preocupação: pegarem a carga e sairem dali.

Populares reagiram e pediram ao IBAMA que não entregassem a carga para o irmão do prefeito pois eles não precisavam e não se saberia o destino da mercadoria.

O que fazia funcionários e o irmão do prefeito aquela hora no porto só com a preocupação de levarem a carga de camarão apreendida pelo IBAMA portando-se como se fossem pessoas pobres?

Se era doação para a Secretaria de Ação Social não deveria estar lá o Secretário?

Mesmo assim, populares viram o irmão  e outros funcionários  do prefeito levarem caixas de isopor com camarão (aproximadamente 40 quilos) em direção a rua onde mora o prefeito e seus irmãos.

Por que o IBAMA deixou para fiscalizar Tutóia apenas nos últimos dias do defeso como se preparassem uma "armadilha" contra os pescadores em nome de estar protegendo a lei do defeso? Não seria mais justo orientar? Educar?
Por que prejudicar um pescador já sofrido cheio de dividas com ações desse tipo?

Não seria melhor e mais justo ao invés dos funcionários  do prefeito se aproveitar da carga apreendida, se beneficiando da desgraça do pescador, defenderem junto ao IBAMA um posto em Tutóia para fiscalizar, orientando, educando os pescadores?

É socialmente justo o IBAMA ficar ausente todo o periodo da proibiçaõ da pesca do camarão e só vir fiscalizar na calada da noite armando armadilha para prejudicar pescadores já endividados e sofridos? Por que o prefeito de Tutóia não oferece apoio exigindo do IBAMA uma fiscalização de orientação ao invés da repressão? 

Fonte: Blog do Chico Canavierira.