quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Sem vaga para a mãe com câncer, mulher dá tapa na cara de prefeito


Janete, de 48 anos, disse ter agredido prefeito após pedir atendimento para sua mãe com câncer (Foto: Weber Sian/Jornal A Cidade)
Janete disse ter agredido prefeito após pedir atendimento para a mãe (Foto: Weber Sian/Jornal A Cidade)
Uma mulher agrediu, com um tapa na cara, o prefeito de Dumont (SP), Adelino da Silva Carneiro (PSD), na tarde de terça-feira (31), alegando ter sido ofendida pelo chefe do Executivo por reivindicar melhor atendimento para a mãe com câncer. Janete Dutra, de 48 anos, afirma que Maria de Lourdes Oloco Camargo, de 78 anos, ficou por mais de 12 horas sem receber atendimento e que foi tratada com descaso. Em nota, a Prefeitura informou que a agressão ao prefeito não teve justificativa e que o atendimento foi oferecido à paciente. Segundo a Policia Civil, a mulher e o prefeito registraram boletim de ocorrência e ainda serão ouvidos.
Janete relata que foi até a Prefeitura na terça-feira depois que o caso de sua mãe, com câncer de laringe há três anos e problemas pulmonares há quatro anos, foi encarado, segundo ela, com descaso pela unidade mista de saúde da cidade. Ao cobrar melhor atendimento, ela alega ter sido recebida com ofensas pelo prefeito. “Ele me atendeu na varanda da Prefeitura.  Depois da conversa, eu já estava indo embora quando ele me chamou de vagabunda. Perguntei: 'o que você falou?'. Ele disse de novo: 'vagabunda!'. Aí eu dei um tapa na cara dele. Ele ameaçou vir pra cima de mim, armou o braço, mas umas pessoas que estavam trabalhando lá seguraram e o trancaram lá dentro”, diz Janete, que após o ocorrido registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil contra o chefe do Executivo por agressão verbal. 
A moradora afirma que procurou falar com o prefeito como última tentativa de conseguir internação para sua mãe com câncer na unidade mista de saúde de Dumont. De acordo com ela, a busca começou no sábado (26), quando Maria de Lourdes teria ficado 12 horas esperando até ter o atendimento negado porque seu estado de saúde foi considerado terminal. “Minha mãe não acordava, expelia uma secreção muito forte. Ela precisava de atendimento. (...) Fui perguntar como funcionava para conseguir uma vaga em um dos leitos e me disseram que minha mãe não foi internada porque ela não aguentaria até segunda-feira (28).”
No início desta semana, Janete conta que, por um apelo da família, a secretária de Saúde, Crisley Roberta Alves, e um médico visitaram sua mãe em casa, mas, mais uma vez, trataram o caso como sem solução e não ofereceram nenhuma assistência. “Eles chegaram na minha casa e o médico agachou ao lado da minha mãe e perguntou se ela estava acordada. Depois começou a dizer que ela estava cansada, que estava muito doente e que ela iria descansar em breve do outro lado, que algo muito bonito esperava por ela. Depois que ele soube que ela luta contra o câncer há três anos, me deu os parabéns e disse que ela tinha superado as expectativas. Depois, deu as costas e foi embora”, afirma Janete.
A filha alega que pediu ajuda à secretária, mas esta teria a aconselhado a não dar mais soro, nem levá-la ao hospital, pois não havia mais o que fazer. “Minha mãe está em uma situação irreversível. Eu sei disso, os atendimentos que fazemos são paliativos. O que quero é amenizar a dor e seu sofrimento. (...) Hoje minha mãe deu resposta muito boa, abrindo o olho, conseguiu se sentar. Queria que vissem como minha mãe melhorou."
Prefeitura
Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Dumont informou que o atendimento à paciente Maria de Lourdes foi realizado normalmente e que Adelino da Silva Carneiro foi agredido sem justificativa. A administração municipal  alega que, em nenhum momento, o prefeito tentou revidar a agressão. A Prefeitura informou ainda que “tomará as medidas cabíveis contra a agressora”.
Fonte: G1 via blog do Neto Pimentel.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Professora Silva Cristina deixou todos com saudades. Leia como aconteceu.




Professora  Silvia Cristina, deixou filhos , esposo , alunos, amigos e família na mais imensa  saudade.

Moradora no povoado Ananás em Tutóia e professora naquela região. Foi vítima de um choque elétrico hoje pela manhã, que lhe vitimou fatalmente.  

A professora ao perceber que um poste de madeira havia quebrado causando  um curto - circuito. De imediato pediu para sua filha desligar o disjuntor que ela iria desligar a geladeira, mas o que estamos suspeitando é que quando ocorreu o curto - circuito o disjunto desligou automaticamente.  E tanto a filha como a Mãe foram inocentes neste caso.

 Uma das filhas relata que quando sua irmã desligou o  disjuntor  de repente percebeu um fumaceiro lá  na cozinha, justamente na hora que Silvia estava desligando a geladeira.Isso nos leva a crer que o disjuntor já estava desligado e ao tentar "desligar" ele foi ligado. As vezes na hora do desespero nós não nos damos conta de avaliar uma situação desta natureza e acabamos caindo em erros.  

Silvia teve queimaduras de terceiro grau em partes do corpo. A descarga elétrica a jogou contra a parede causando uma lesão na parte de traz da cabeça.

A professora Silvia deixou um legado muito importante neste município  que foi de levar e intermediar  o conhecimento a todos seus alunos. Parabéns professora que Deus lhe dê o bom descanso.
  
Moradores do povoado relataram que já é a segunda pessoa que morre nestas condições na localidade. Segundo eles muitas casas ficaram sem acesso a energia e por esse motivo as famílias compraram um transformador e colocaram postes de madeira para que possam levar energia a suas casas, ou seja, uma verdadeira gambiarra.  Para solucionar este problema já pediram por varias vezes ao prefeito para que tomasse providencia, mas  ele só promete que irá resolver, em quanto isso os moradores arriscam suas vidas fazendo gambiarras como podem.
  


Veja algumas fotos: 

Amigos de Silvia Cristina no velório




Professor Paulo Rogério amigo de faculdade da Silvia Cristina.
 
Morador fazendo gambiarra, no poste que quebrou.

Este é o poste de madeira que quebrou e causou o curto- circuito.





 Leia um pouco sobre curto circuito.

 Quando assistimos em telejornais notícias relacionadas a incêndios, ficamos nos perguntando “mas o que causou o incêndio?”. Vários incêndios são provocados por curtos-circuitos que ocorrem em circuitos elétricos, nos quais a corrente elétrica é rapidamente elevada.

Podemos dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito elevada.

Ele pode causar vários danos nos circuitos elétricos, pois provoca reações muito violentas em virtude da dissipação instantânea de energia. Nessas reações ocorrem explosões, dissipação de calor, produção de faíscas, etc.

Com a finalidade de evitar o curto-circuito são colocados fusíveis ou disjuntores no local onde passa corrente elétrica. Os disjuntores funcionam como um interruptor automático, pois quando detectam falha na corrente elétrica automaticamente são desligados, deixando assim o circuito aberto. Uma das características dos disjuntores é que podem ser religados manualmente. Já os fusíveis possuem a mesma característica, sendo diferenciados pelo fato de ficarem inutilizados quando realizam a interrupção.

Curto-circuito

Quando dois pontos de um circuito são ligados por um fio de resistência desprezível, dizemos que há curto-circuito, o que significa que os dois pontos têm o mesmo potencial. Em alguns casos, provocando um curto-circuito podemos eliminar um resistor do circuito, pois ele deixará de ser percorrido por corrente.


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Polícia Civil apreende 3 carros roubados em Tutóia-MA


Na tarde desta terça -feira em uma operação bem sucedida da Polícia Civil de Tutóia, 3 carros populares foram apreendidos. A operação foi deflagrada pelos Policiais Civis Paulo e Manoel e por dois guardas municipais que assessoram o serviço da Polícia: Tomé e Bruno.

De acordo com o policial Paulo a polícia conseguiu chegar aos veículos a partir de informações de outras delegacias da região e de pesquisas feitas no Banco de Dados da Segurança Nacional, a rede INFOSEG, página interligada a rede mundial de computadores.

Os veículos apreendidos se encontram no pátio da Delegacia de Tutóia: um corsa Classic e dois Fiat Uno um Prata e outro Azul Marinho. Dois tem placas de Campinas- São Paulo e um de Parnaíba-PI (veja imagens).

Os três motoristas que estavam de posse dos carros foram ouvidos agora a pouco e foram liberados. Um deles é do Povoado Bom Gosto, outro é do povoado Alto Alegre e o terceiro da sede (Tutóia).

O Delegado Almir Macedo confirma que os três veículos já haviam sido denunciados por furto e que o procedimento agora após a apreensão os envolvidos serão ouvidos e depois será encaminhada comunicação à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos de São Luis para que sejam tomadas as providências. 

A Polícia suspeita ainda de que há mais veículos nessa situação em Tutóia.




 
Fonte: Blog do Elivaldo Ramos

O prefeito Diringa Baquil abandona os pescadores de Tutóia. Veja o Drama dos pescadores na reportagem de Sousa Neto.





Dia 26 de outubro de 20 13, os pescadores e pescadoras artesanais do município  de Tutóia, e em especial os que residem em Porto de Areia. Participaram de uma Ação Civil Pública que se realizou na localidade Porto de Areia. O objetivo da ação visa à defesa do homem, do meio ambiente, do pescador artesanal do Porto de Areia e Tutóia.

A ação foi coordenada pelas seguintes instituições: Sindicato dos Pescadores, Colônia dos Pescadores  de Tutóia, associação dos moradores  criadores e amigos de Tutóia. Sendo que a secretaria de meio ambiente do Estado do Maranhão também participou da reunião.Onde foi tratado toda a problemática que vive a comunidade pesqueira deste município.
Este movimento tem como apoio total o Advogado Francisco de Assis Canavieira.
Veja o vídeo:
   

Tutóia: Melhores Momentos da 30º Regata de Pescadores. Veja o vídeo reproduzido pelo repórter Sousa Neto.


Realização da  Colônia Z-17 Tutóia-MA





segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Torcida especial do Sampaio. Ficar na torcida é bem melhor!



Ficar na torcida é bem melhor

AVANTE, SAMPAIO! A GATA DA NOSSA TORCIDA 

Futebol maranhense em alta. Sampaio avançando e a nossa Bela da Torcida dando um toque a mais nos amantes da Bola. Fique nesse início de semana com Erika Cordeiro, a nossa Bela da Torcida: 

 

A maranhensidade da nossa Bela pode ser vista entre curvas e reentrâncias: garra à toda prova
Agora sabemos porque o Sampaio está se superando a cada dia: é muita inspiração


Erika tem o encanto e a força das deusas gregas: ela como ninguem sabe fazer o time avançar



Com uma bela dessas na torcida, não há como torcer sem animação

 

 

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICO DE TUTÓIA DISCUTE A POSSIBILIDADE DE UMA NOVA FACULDADE PARA PROFISSIONAIS GRADUADOS SÓCIOS E NÃO SÓCIOS DO SINDICATO.



Nesta segunda-feira(28), em feriado nacional mas com uma importante data para o Sindicato e seus sócios e não sócios, o Sr. Presidente da Instituição, professor Elivaldo Ramos, em companhia com o professor e Blogueiro Ariston Caldas, avançaram em um importante encontro com o Coordenador e professor da Faculdade "Rio Sono, do Estado de Tocantins, Sr. Mauro, em uma possível instalação de uma nova Faculdade de Pós-Graduação Metodologia e Didática da Educação Básica e Ensino Superior.

A mesma é credenciada pelo Decreto de Lei nº 20 de 06/09/2004. com endereço na Rua 04, nº 350 centro Cep. 77710-000 - Pedro Afonso - Tocantins. Telefone: (063) 3466 2432/2112 0110 www.faculdaderiosono.edu.br. Credenciada pelo Mec.

Durante a reunião o Sr. Presidente Elivaldo Ramos, junto com o Coordenador da Faculdade, discutiram algumas possibilidades da vinda da Faculdade a partir de Janeiro de 2014, podendo ingressar alunos e profissionais graduados e entrar no Curso de Pós-Graduação. As informações obtidas estarão no Sindicato dos Servidores Públicos de Tutóia, Paulino Neves e Santana do Maranhão. 


Psicopedagogia educacional / Língua Portuguesa e Literatura / Língua Inglesa / Língua Espanhola / Docência de Ensino Superior / Gestão, Orientação e
Supervisão Escolar / Educação Infantil e Séries Iniciais / Educação Especial Inclusiva / Ensino da Matemática / Química Orgânica / Auditória e Certificação Ambiental / Ensino da Física / Gestão em Treinamento Desportivo / Novas tecnologias Educacionais / Gestão e Educação Ambiental / História e Cultura Afro-Brasileira / Biologia / Educação Religiosa / Arte e Educação / Antropologia Social da Educação / Metodologia e Didática da Educação Básica e Ensino Superior.

Esses são os Cursos de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu / Programa de Especialização e Estudos Avançados.
Supervisão Escolar / Educação Infantil e Séries Iniciais / Educação Especial Inclusiva / Ensino da Matemática / Química Orgânica / Auditória e Certificação Ambiental / Ensino da Física / Gestão em Treinamento Desportivo / Novas tecnologias Educacionais / Gestão e Educação Ambiental / História e Cultura Afro-Brasileira / Biologia / Educação Religiosa / Arte e Educação / Antropologia Social da Educação / Metodologia e Didática da Educação Básica e Ensino Superior.


Esses são os Cursos de Pós-Graduação Especialização Lato Sensu / Programa de Especialização e Estudos Avançados.

Fonte: Blog Antonio Amaral

domingo, 27 de outubro de 2013

Regata:Maior expressão Cultural dos pescadores de Tutóia.

Este é um dos maiores e mais tradicionais eventos de Tutóia: a Regata de Canoas realizada pela Colônia de Pescadores-Z-17.

O evento acontece há 30 anos na praia de Tutóia. E este ano teve a organização de Geysi e equipe que realizou uma belíssima festa para nossos pescadores.

Além da premiação em dinheiro houve a tradicional distribuição de cestas básicas para os pescadores. Participaram 308 pescadores com 69 embarcações e 330 CESTAS BÁSICAS distribuídas.


Regata de Canoas 2013 realizada pela Colônia Z-17 de Tutóia



Colocação e premiação

Categoria Pequena

1º lugar canoa Lulu: Mestre Tonho e sua tripulação R$  900,00
2º lugar canoa Bico Fino: Mestre Reginaldo e sua tripulação R$  800,00 
3º lugar canoa Patricinha: Mestre Carlos e sua tripulação R$  700,00 
4º lugar canoa Risadinha: Mestre Daniel e sua tripulação R$  600,00 

Categoria Média Pequena
1º lugar canoa Safira III: Mestre Elineu e sua tripulação R$ 1.000,00
2º lugar canoa Miss Mar: Mestre Ney Cesar e sua tripulação R$ 900,00
3º lugar canoa Moça Nua: Mestre Chagas e sua tripulação R$ 800,00
4º lugar canoa Mister Mar: Mestre Belo e sua tripulação R$ 700,00

Categoria Média Grande
1º lugar canoa Jéssica: Mestre Raimundo e sua tripulação R$ 1.200,00
2º lugar canoa Florismar II: Mestre Nêgo e sua tripulação R$ 1.000,00
3º lugar canoa Marimar II: Mestre Odair e sua tripulação R$ 900,00
4º lugar canoa Transamérica: Mestre Cláudio e sua tripulação R$ 800,00

Categoria Grande
1º lugar canoa Rosikeyla: Mestre Tadeu e sua tripulação R$  1.500,00
2º lugar canoa Marisol: Mestre Raimundo e sua tripulação R$  1.100,00
3º lugar canoa Marissol: Mestre Raimundo e sua tripulação R$  1.000,00


4º lugar canoa Lembrança de São Francisco: Mestre Albider e sua tripulação R$  900,00

Veja as fotos e vídeo:
Blog do Ariston Caldas (Praia da Barra)

Chegada das canoas - Blog do Ariston Caldas

Chegada das canoas - Blog do Ariston Caldas

Barco de apoio - Blog do Ariston Caldas

Vereador Zé orlando - Esperando fazer a premiação.



Pai do Datinha (Camisa preta) com Francildo (locutor) e um pescador vencedor

 

Ex Deputado Estadual e atual Vereador de Tutóia Zé Orlando (o único parlamentar tutoiense presente no evento) entregando o prêmio a Canoa Risadinha

Advogado Chico Canavieira entregando prêmio a um pescador

http://1.bp.blogspot.com/-tOPMKcQ0au4/Um6QT7YMCyI/AAAAAAAABVM/R2AsEykO4SQ/s640/DSC01256.JPG
Saída das canoas, praia da moita verde

Canoas aguardando a largada



Veja o vídeo: