quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Eduardo Azeredo renunciará ao mandato de deputado federal

A assessoria de imprensa do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) confirmou informações publicadas pela imprensa de que ele vai apresentar hoje sua carta de renúncia ao mandato. O documento será entregue pelo filho do parlamentar, que já está reunido com o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves.

Ação penal
O deputado é alvo de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) – a Ação Penal 536 – que investiga o suposto desvio de recursos públicos que teriam sido utilizados durante a sua campanha à reeleição ao governo de Minas Gerais (1998).

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o desvio alcançaria, em valores atuais, R$ 9,3 milhões. Os recursos viriam de duas estatais e de um banco, todos administrados pelo governo mineiro. O procurador-geral, Rodrigo Janot, pediu a condenação de Eduardo Azeredo pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, pelo qual pediu a pena de 22 anos de reclusão e multa.
Defesa
Eduardo Azeredo alega que não teve responsabilidade na condução financeira da sua campanha eleitoral, gerenciada por terceiros.

Suplente
Se a renúncia se confirmar, o deputado João Bittar (DEM-MG) será efetivado na vaga de Azeredo. Hoje, Bittar é suplente. Ele ocupa a vaga deixada por Carlos Melles, que atualmente é Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais. 

No lugar de João Bittar será chamado Ruy Adriano Borges Muniz (DEM-MG). Se Muniz não quiser assumir a vaga - já que ele é prefeito de Montes Claros (MG) - será chamado Edmar Moreira.
Da Redação - ND

Nenhum comentário:

Postar um comentário