terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Em mensagem, petista sugere vontade de dar 'cotovelada' em Barbosa

Sentado ao lado do presidente do STF, vice-presidente da Câmara dá a entender que gostaria de agredi-lo. André Vargas ainda repetiu diversas vezes o gesto feito por mensaleiros presos

 O vice presidente da Camara dos Deputados, André Vargas (PT PR), troca sms durante cerimônia de abertura do Congresso

O vice presidente da Camara dos Deputados, André Vargas (PT PR), troca sms durante cerimônia de abertura do Congresso (Dida Sampaio/Estadão Conteúdo)
 
Além da provocação direta ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, na abertura do ano legislativo, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), sugeriu durante uma troca de mensagens pelo celular que gostaria de dar "uma cotovelada" no magistrado. A conversa por mensagens se deu durante a cerimônia, na qual o petista, sentado ao lado de Barbosa, ergueu duas vezes o braço, com o punho cerrado, repetindo o gesto usado pelos mensaleiros José Dirceu e José Genoino quando tiveram de se entregar à Polícia Federal.

Na troca de mensagens, o interlocutor de Vargas pergunta: "Ele puxou conversa com você?". Vargas responde: "Não". A pessoa lhe responde: "E aí? Não vai quebrar o gelo não? Nem um Olá? Pergunta pra ele se vai assinar a prisão do j. paulo?", citando o deputado condenado no julgamento do mensalão, João Paulo Cunha (PT-SP), que aguarda mandado de prisão. Vargas responde: "Da uma cutovelada (sic)". Procurado pelo jornal O Estado de S.Paulo, que divulgou a troca de mensagens, o deputado petista afirmou: "Não tenho nada a comentar, mas essa mensagem existe".

Ainda na Mesa Diretora da Câmara, onde se realizava a cerimônia, Vargas fez questão de repetir por várias vezes o gesto feito pelo ex-ministro José Dirceu e pelo ex-deputado Jose Genoino (PT-SP) quando foram presos, em novembro do ano passado.

O petista disse que fez o gesto como forma de mostrar solidariedade a todos eles, uma vez que considera que o julgamento foi de exceção. O deputado petista disse ainda que Barbosa age com "sadismo" e de forma perversa com João Paulo Cunha, cuja ordem de prisão não foi expedida, embora a execução de pena já tenha sido determinada.

"Parece que ele (Barbosa) está se comportando de forma sádica. Num dia, deu uma sentença negativa aos recursos do João Paulo. Esperava-se que ele já decretasse a prisão. O João Paulo veio para se entregar eventualmente, já que não teria outra alternativa. E ele não deu. Saiu de férias. E lá, das férias, criticou os ministros que não o fizeram. Em minha opinião, ele age de forma perversa ao se comportar desta forma. Deixou o João Paulo durante todo o recesso esperando o pior. É lamentável que aconteça (a prisão), mas é inevitável", disse.

No ano passado, Vargas foi responsável por articular a aprovação da proposta que permite a criação de novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), projeto que Barbosa se opunha, e por comandar a articulação para tentar evitar a cassação do ex-presidente do PT José Genoino.

Fonte Veja (Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário