segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Tutóia: Falta de água potável castiga população: E o Sr. Prefeito só dentro de Amarok e bebendo água mineral

O prefeito de Tutóia recebeu dois convenios para colocar abastecimento de àgua tratada para consumo humano e não se sabe onde o dinheiro foi parar.

A falta de água para beber em Tutóia já é uma história antiga. Há pelo menos 18 anos não chega água nas torneiras dos tutoienses. A CAEMA deixou de operar e a prefeitura recebeu nos últimos 5 anos mais de 5 milhões de reais para resolver o problema mas até agora nada. O dinheiro foi gasto e o convênio encontra-se inadimplente.

Ontem à tardinha o blog flagrou a situação estarrecedora que as fotos mostram:crianças de 7 a 12 anos tem de buscar água todos os dias, como elas mesmas relataram, em um poço que fica a mais de mil metros de distância de sua residência. As crianças, e especialmente, o menino que leva um garrafão de 20 litros, param inúmeras vezes no caminho pra descansar.

Essa é a água que elas e sua família bebem todos os dias, uma água de umpoço à beira da praia e que não recebe o tratamento adequado é um poucosalobra.

A situação que elas vivem é a de muitos tutoienses, pelo menos 15 mil pessoas(população da sede) recorrem a poços em comunidades distantes da sede 5 km. Como é o caso da comunidade Comum que tem dois poços públicos e de láautônomos comercializam garrafões a R$ 2,50 na cidade.

Inúmeros carros e Motos como as que aparecem nas fotos fazem três viagens ao dia cada. E transportam 15 garrafões. Além de moradores que utilizam seus carros e utilizam garrafas pets de 2 litros que vai garantir água de 3 dias a uma semana.

Até quando Tutóia vai viver esse drama?

Até quando crianças como essas dessa postagem terão de deixar de fazer suas atividades escolares ou estar brincando pra levar água as suas famílias?


Mais uma vez: tenha sensibilidade senhor prefeito!!!!!! Ou tenha vergonha na cara.!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário