terça-feira, 27 de outubro de 2015

A pressão popular liderada pela professora Nazaré Sousa "resolveu" o problema do Transporte público escolar em Tutóia

Governo discute melhorias estruturais em escolas da região dos Lençóis Maranhenses


Ficou alinhado que, para atender a demanda, de forma imediata, serão colocados dois ônibus na região e repassados recursos do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Estado do Maranhão (Peate/MA) com acertos para aprimorar os serviços em 2016
Na reunião, Áurea Prazeres afirmou que, na região, serão construídas seis escolas nos municípios, por meio do Programa ‘Escola Digna’, sendo duas em Tutóia e cinco em Paulino Neves.
“É compromisso do governador Flávio Dino que o ‘Escola Digna’ avance o mais rápido possível. A melhoria da qualidade da educação é de interesse de cada maranhense e responsabilidade de todos”, destacou Áurea Prazeres.
Em visita a região, ela vistoriou a obra do novo CE Alfredo Duailibe, no município de Paulino Neves, que está em fase avançada de construção. Com seis salas de aula, a obra faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), do Ministério da Educação.
Em Tutóia, visitou o CE Henrique Rocha, no povoado Barro Duro, onde se reuniu com professores. A escola já tinha passado por reforma emergencial, e a secretária Áurea Prazeres anunciou que está no plano de reformas da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) a construção de uma quadra coberta.
Escola Digna
Secretária Áurea visita obra do Plano de Ações Articuladas no colégio Alfredo Duailibe, em Paulino Neves. Foto: Divulgação
Secretária Áurea visita obra do Plano de Ações Articuladas no colégio Alfredo Duailibe, em Paulino Neves. Foto: Divulgação
O Programa Escola Digna prevê a substituição de escolas de taipa por construções de alvenaria, com salas de aula, espaços de convivência, espaços de leitura e refeitório, garantindo a estudantes e professores o direito à educação de qualidade e com dignidade.
Ao todo, 161 municípios aderiram ao programa que, em princípio, prioriza os 30 municípios integrantes do Plano ‘Mais IDH’.

Fonte: SECOM



Veja a matéria anterior sobre o transporte escolar:

Governador Flavio Dino dialogou com estudantes, professores, pais de alunos, presidente de algumas associações, durante sua visita em Tutóia.

GOVERNADOR FLAVIO DINO E PROFESSORA NAZARÉ SOUZA.

O tema do dialogo foi em relação ao transporte publico, o governo explicou aos questionadores que o problema ainda não foi resolvido porque o prefeito ainda não assinou o documento que permitirá a transferência dos recursos para o município administrar o transporte publico escola no município de Tutóia. Falou ainda que não existe uma lei que obrigue o prefeito assinar, já que ele não quer assinar.Disse ainda que cumpre a lei e a lei diz que o estado deve passar os recursos para a prefeitura administrar e contratar os carros, mas que se o prefeito de fato não assinar, o estado irá abrir uma exceção para Tutóia que poderá receber os recursos através de uma cooperativa ou associação habilitada para receber recursos públicos. 

Alunos e pais contaram com o apoio da professora Nazaré Sousa que fez uma defendeu a solução do problema de maneira categórica, onde na oportunidade a ela entregou uma pasta ao Governado, diagnosticando a situação do transporte escolar e a educação no município.  Também apoiaram as reivindicações o presidente da Associação do Curralinho o senhor Pedro, o presidente da gleba Edílson Depois de muita conversa o governador pediu que Nazaré coordenasse está situação em Tutóia juntamente com o Estado.

Flavio Dino quer uma solução rápida para a problemática e logo marcou uma reunião com a Professora Nazaré e a Secretária de Educação do Estado do Maranhão, a senhora Aurea Regina,  o secretário adjunto de educação Padre Fábio.

Também foram convidados e se fizeram presentes na reunião: o contador Rodrigues, o presidente da Associação do Curralinho o senhor Pedro, o presidente da gleba Edilson, presidente da Associação do Arpoador Didi, diretores de escola, professores e Chico Canavieira.



Veja o conteúdo da reunião :




Aos vinte e quatro (24) dias do mês de outubro de 2015, reuniram-se na escola Olindina Nunes Freire a secretária estadual de educação a senhora Áurea Regina, o secretário adjunto de educação Padre Fábio, professora Nazaré Sousa, contador Rodrigues, o presidente da Associação do Curralinho o senhor Pedro, o presidente da gleba Edílson, presidente da Associação do Arpoador Didi, diretores de escola, professores e com uma rápida passagem o advogado Chico Canavieira. Em meio a muitos questionamentos e discussões em relação ao transporte público ficou acertado na reunião um cronograma de trabalho em caráter de urgência.

ü  Como segue:

1º) Segunda-feira dia 26/10 a secretária de Educação irá conversar com a secretária de educação de Tutóia, para tentar fazer com que eles assinem o termo de adesão do transporte para garantir até fevereiro de 2016 quando encerra o ano letivo de 2015 da rede estadual de educação. Caso não consiga será providenciado em caráter de urgência um plano B.


2º) Que será de imediato o governo do Estado abrir solicitação em caráter de urgência para garantir o transporte e assegurar o ano letivo, e para 2016 na segunda comissão iniciará em trabalho para poder enviar ao governo do Estado.


Foto  e video da manifestação:

Acontecimentos antes da reunião: 

Professores, pais de Alunos, alunos e representantes de associações reivindicando transporte escolar. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário