sexta-feira, 23 de outubro de 2015

EM TUTÓIA MARANHÃO, MESMO DEPOIS QUE O PREFEITO DIRINGA BAQUIL RECEBEU DOIS CONVÊNIOS DESTINADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA DA ÁGUA, A POPULAÇÃO CONTINUA NO SOFRIMENTO.




Reveja está publicação de domingo, 25 de agosto de 2013, dê uma olhada nas tubulações e veja como estava o estado de conservações delas. 

                                                          

POR FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SENDO QUE A LIBERAÇÃO DAS ÚLTIMAS PARCELAS DE R$ 600 MIL EM CADA CONVENIO, VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES DE 2012, SE REVERTIL DE CARÁTER “EMERGENCIAL” E EVIDENCIA FORTE CUMPLICIDADE DA FUNASA COM O PREFEITO DE TUTÓIA. O CARÁTER “FORÇADO” DAS LIBERAÇÕES, COMO OS DOIS CONVÊNIOS INADIMPLENTES E COM MENOS DE 50% DO PROJETO IMPLANTADO, ASSUSTOU A POPULAÇÃO DIANTE DO TAMANHO DA FRAUDE. PARA ONDE FOI O DINHEIRO?


O povo de Tutóia continua sofrendo por falta de água potável. E a falta deste bem atingi diretamente as pessoas mais carentes deste município pelo fato de não terem condições financeiras que lhes assegure água pura para o consumo humano.  Pois nesta cidade água potável é privilégio de quem tem dinheiro.

Do amanhecer ao anoitecer é notória a grande movimentação de pessoas e veículos se direcionando ao povoado comum. Esta movimentação constante é em busca de água, pois lá existe um poço que fornece este bem tão precioso e importante em nossa vida, mas também não é tratada, é apenas mais limpa e de bom gosto que as demais águas de poço do nosso município.

A população de Tutóia é privada de usufruir seus direitos e principalmente consumir água de boa qualidade.  É difícil prever até quando o povo irá suporta tanta opressão, pois em nossa cidade não existe administradores preocupados com o bem está de nosso povo, mas existem aqueles que fazem da administração publica negócios que visam o enriquecimento ilícito.

A saúde é precária, a educação é precária, o lazer é precário, o saneamento básico é precário, a iluminação publica é precária e,etc. Mas, os maus políticos de Tutóia, dizem que a cidade está em rumo certo. Poderá sim está em rumo certo, mas na ótica mesquinha ambiciosa deles.   Pois o que se observa é que  esses maus políticos acumulam fortunas a cada mandato que exercem e a população cada vez mais necessitada e violentadas de seus direitos.

Em Tutóia não se vê vereador fiscalizar prefeito. E este comportamento é um forte indício de corrupção entre vereadores e poder executivo, uma vez que apenas dois vereadores dos 13  eleitos , levantam  a voz questionando os erros da atual administração. E os outros? Os outros permanecem calados na maior parte da sessão. Não se ouvi vereador questionando porque que nas escolas a merenda  só dura quatro dias e nem mesmo onde está o dinheiro da água.  Por que será que eles permanecem calados assim?      

E voltando a falar de água. O atual prefeito de Tutóia Diringa Baquil, recebeu convênios destinados ao sistema de abastecimento d’ agua para resolver tal problema em nossa cidade. Os convênios somam mais 5 milhões de reais e até esta data não se sabe o que foi feito com o dinheiro destinado a água.

O certo é que não se sabe quando realmente este problema será resolvido pois quem tem cede não pode esperar por muito tempo,  acredito que ainda vai demandar um considerável tempo .

 A dúvida é se essa água não irá contaminar as pessoas pelo fato de estarem reaproveitando as tubulações do antigo sistema de abastecimento. Canos enferrujados e sem nenhum critério de higiene estavam sendo pintados para reutilizá-los como veículos canalizadores da água. E para onde foi os 5 milhões?  Responda senhor prefeito? Respondam senhores vereadores?

E assim o povo de Tutóia continua sofrendo por falta de água potável.

Observem as fotos abaixo:

                                             Poço onde a população faz coleta de água. ( povoado comum )


                                                                     Tubulação pintada





                          Aqui se observa a lata de tinta usada para realizar o trabalho de pintura.
                       Aqui se observa o estado das peças. Totalmente tomada pelo ferrugem.








                                                   Prédio do Sistema de abastecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário