sexta-feira, 29 de maio de 2015

Baixe o Edital do Concurso Público de Paulino Neves acessando aqui


INSCRIÇÕES SE INICIAM SEGUNDA 01/06 E VÃO ATÉ 30/06 

VOCÊ PODE BAIXAR O EDITAL DO CONCURSO CLICANDO NESTE LINK http://consulpam.com.br/wp-content/uploads/2015/05/MANUAL-DO-CANDIDATO-EDITAL-01-2015.pdf ou acessando o site: http://consulpam.com.br/





Vagas para os níveis:  Fundamental, Médio e Superior.


Vagas

Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Professor áreas especificas (português, matemática, geografia, ciências) Professor Nível I, agente administrativo, Guarda Municipal, Analista Ambiental, Técnico em Laboratório e Motorista.



As  inscrições serão realizadas no site da  Consulpam Consultoria, empresa responsável pelo certame clicando neste endereço  http://www.consulpam.com.br/ 



Aguardem mais informações.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Educação paralisada em Brejo, professores aderem Greve Geral.


Via blog Alexandre Cunha.

A greve é por tempo indeterminado 
Por: Alexandre Cunha
Os professores da rede municipal de Ensino da Cidade de Brejo – MA, estão passando por momentos de crise no setor, e resolveram aderir uma greve, paralisação Geral.


A classe resolveu paralisar as atividades, toda a rede de ensino está sem aula. Segunda a professora Ildenildes que é Presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública do Município de Brejo (SINPROEMB), o principal motivo da paralisação é o não repasse dos 60% como manda a lei do piso, um valor de quase R$ dois milhões de reais (Do FUNDEB -2014) que a prefeitura não rateou entre a classe. Ainda de acordo com a presidente, a prefeitura não demonstrou de forma concreta com que o dinheiro foi gasto.

A paralisação já dura cerca de uma semana e não tem tempo determinado para finalizar, enquanto a prefeitura não negociar com os professores ou entrar em acordo.

O movimento tem apoio de a toda a classe da educação, já houve caminhadas pelas ruas da cidade.  A greve recebe apoio do poder legislativo, cinco vereadores demonstram apoio à causa, são eles: Cláudia, José Carlos, João Leriano, Rafaele, Rosa Celis além dos assessores jurídicos: Dr. Diego, Dr. Danilo da federação, Pres. da (FETRACS) Gilvan Freire. Presidente da força sindical do Maranhão Frazão Oliveira.

Entre as principais reivindicações do professores, estão:

40 dias de férias como o plano de cargos e salários, que a prefeitura só paga 30.
Melhorias na infra estrutura das Escolas da Rede Municipal.

Diminuir Superlotações em salas de aulas, Salas de aulas lotadas com 58 alunos, acima do que é permite por lei. 
Movimento da classe anda nas ruas da cidade 
O Movimento ganha força, após uma entrevista do gestor municipal a uma rádio local em que se dirigiu aos profissionais da Educação que participam da grave, o prefeito classificou o ato dos professores como sendo um ato de arruaceiros “Isso provocou  revolta e indignação muito grande de todos os professores da cidade de Brejo   fazendo  com o que o movimento ganhasse  mais força, cerca de trezentos educadores foram as ruas reivindicar seus direitos, estamos apenas lutando pelos nossos direitos como educadores, tudo que fazemos, estamos fazendo dentro da lei”; finalizou a Presidente Lonildes.

Assista abaixo a entrevista exclusiva que a Presidente do SINPROEMB concedeu ao Blog do Alexandre Cunha:    


Barbárie no Piauí: meninas são estupradas e mutiladas


Quatro adolescentes foram atacadas na cidade de Castelo do Piauí; crime provocou revolta e moradores montaram barricadas nas ruas


Moradores de Castelo do Piauí fazem protesto em frente à delegacia
Moradores de Castelo do Piauí fazem protesto em frente à delegacia onde estão os suspeitos do crime(VEJA.com/Divulgação)
Um crime bárbaro revoltou a população de Castelo do Piauí na noite desta quarta-feira: quatro meninas com idades entre 15 e 17 anos foram brutalmente estupradas e mutiladas por quatro menores e um homem de 40 anos. Em seguida, elas foram amarradas pelos punhos e pelos pés e arremessadas de um morro com altura de oito metros.
Segundo o delegado Willame Moraes, as jovens saíram de casa em duas motos por volta das 16h para um passeio. No caminho, foram abordadas por Adão José de Souza, que portava uma arma. As meninas foram amarradas, espancadas e estupradas por duas horas. Uma delas teve os seios cortados por uma faca e a outra sofreu perfurações nas coxas.
As adolescentes foram encontradas pelo filho de um policial, nuas e ensanguentadas. Elas foram levadas para um hospital da cidade e, posteriormente, transferidas para o Hospital de Urgências de Teresina - que fica a 190 quilômetros do local do crime. As duas meninas de 17 anos foram submetidas a cirurgias: uma delas teve traumatismo craniano e a outra passou por uma traqueostomia. Já as vítimas mais novas, de 15 e 16 anos, têm estado de saúde estável, mas estão em choque e se recusam a falar.
Os quatro menores que participaram da barbárie, todos com passagens anteriores pela polícia, foram apreendidos e confessaram o crime. Adão José de Souza está foragido. A polícia informa que ele também é procurado por assaltar um posto de combustível da cidade.
Revoltados, moradores de Castelo do Piauí queimaram pneus em frente à delegacia. De acordo com o delegado Willame Moraes, Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), de Teresina, estão na cidade para auxiliar nas investigações. Outros agentes da Polícia Civil aguardam na capital a recuperação das vítimas para que elas possam prestar depoimento.
Fonte: Veja

Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito


Câmara aprova fim da reeleição para presidente, governador e prefeito

Reforma política permanece na pauta do Plenário desta quinta-feira (28), com sessão marcada para as 12 horas.
Laycer Tomaz/Câmara dos Deputados
Sessão para análise e discussão da Reforma Política
Plenário aprovou o tema com amplo apoio dos partidos. Foram 452 votos a favor e 19 contra
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (27) artigo da reforma política (PEC 182/07) que acaba com a reeleição nos cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos). A medida foi aprovada com o apoio majoritário das bancadas: 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção.
O texto aprovado é o do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), que prevê uma transição. O fim da reeleição não se aplicará aos governadores eleitos em 2014 e aos prefeitos eleitos em 2012, nem a quem os suceder ou substituir nos seis meses anteriores ao pleito subsequente, exceto se já tiverem exercido os mesmos cargos no período anterior.
A exceção para o cargo de presidente da República não cabe porque a presidente Dilma Rousseff, já reeleita, não poderá se candidatar novamente em 2018.
Histórico
A reeleição nunca fez parte das Constituições brasileiras até a Emenda 16, de 1997, cujo processo de análise se iniciou em 1995 – PEC 1/95, apresentada pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE).
Desde antes de sua implantação, o tema não obteve consenso no Parlamento. Seus defensores argumentam que quatro anos de mandato podem se mostrar insuficientes para a implantação de projetos de governo mais duradouros.
Os contrários argumentam que a reeleição permite o uso da máquina pública e desvia o mandatário/candidato das atribuições da governança no ano de eleições. Outros defendem mandatos maiores para compensar o fim da reeleição.
A proposta de mandatos maiores será debatida pela Câmara a partir desta quinta-feira (28), quando será retomada a votação da reforma política. A PEC está sendo analisada em primeiro turno pelo Plenário.
Temas aprovados
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, comemorou a aprovação de temas da reforma política nesta quarta-feira. Além do fim da reeleição, foi aprovada a doação de empresas para partidos políticos. Na terça-feira, todos os itens em votação haviam sido rejeitados, incluindo as propostas de alteração no sistema eleitoral.
"Política é isso. Às vezes, você num dia não consegue uma compreensão melhor do processo e, no outro dia, os deputados acabam vendo que, se nós colocamos uma pauta como essa, tinha que ter algum tipo de decisão que mudasse alguma coisa. Começaram hoje a decidir por alguma mudança. Pena que não conseguimos mudar algo do sistema eleitoral neste momento, mas já foi uma grande evolução a gente conseguir aprovar o fim de reeleição", disse Cunha.


Íntegra da proposta:

Reportagem – Eduardo Piovesan e Paula Bittar
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Senado aprovou a MP 665/2014, que faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo. A medida provisória altera as regras do abono salarial, do seguro defeso e do seguro desemprego. Veja as principais mudanças. - Abono salarial e Seguro desemprego



Valor de abono-salarial passa a ser proporcional ao tempo trabalhado

Da Redação | 26/05/2015, 21h39 - ATUALIZADO EM 27/05/2015, 10h14  



Previsto na mesma lei que criou o seguro-desemprego (Lei 7.998/1990), o abono salarial também teve as regras alteradas pelo Projeto de Lei de Conversão 3/2015 (MP 665/2014). O abono, anual e no valor máximo de um salário mínimo, é destinado aos trabalhadores que tiveram no ano anterior ao pedido do benefício ganho médio de dois salários mínimos.

Com as mudanças propostas no PLV, a partir de 2016, o valor do abono não será mais de um salário mínimo e, sim, proporcional ao período trabalhado no ano anterior, na base de 1/12 por mês trabalhado, como as férias. Assim, se o trabalhador ficou empregado por seis meses, receberá metade de um salário mínimo. Fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral.
O tempo mínimo de trabalho exigido no ano anterior ao de recebimento do benefício também sofreu alterações. Os 30 dias exigidos na regra atual passam para 90 dias, que não precisarão ser ininterruptos.

Seguro-defeso

A proposta aprovada no Congresso manteve as atuais regras do seguro-defeso, mas passou a responsabilidade de cadasrto do benefício do Ministério do Trabalho para o Ministério da Previdência Social. O seguro-defeso é o seguro-desemprego pago aos pescadores durante o defeso - período determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a proteção da espécie pescada, possibilitando sua procriação e a manutenção das populações. Em 2015, esse período vai de 1º de abril a 31 de agosto de 2015. O valor é de um salário mínimo, pago durante toda temporada de suspensão da pesca. O seguro-defeso é pago ao pescador profissional artesanal, atividade definida pela Lei 10.779/2003, como aquele que exerce a atividade individualmente ou em regime de economia familiar.
O texto do PLV manteve a proibição, já prevista em lei, de pagamento de mais de um benefício no mesmo ano decorrente de defesos relativos a espécies diferentes. E criou a opção do pescador que recebe o Bolsa-Família escolher entre receber recurso do programa ou o seguro-defeso - o que for maior - durante o período sem pesca.

Fiscalização

Ao passar a competência de receber o requerimento do seguro-defeso do Ministério do Trabalho e Emprego para o Ministério da Previdência, o projeto também reforça a fiscalização do recolhimento da contribuição previdenciária do segurado.
O INSS deverá, no ato de habilitação ao benefício, verificar a condição de segurado pescador artesanal e o pagamento da contribuição previdenciária nos últimos 12 meses imediatamente anteriores ao requerimento ou desde o último defeso, o que for menor.
Para aumentar o controle sobre o pagamento do benefício, o texto aprovado prevê que o INSS terá acesso a informações cadastrais disponíveis no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP), a cargo do Ministério da Pesca e Aquicultura. O INSS terá também de divulgar mensalmente lista com todos os beneficiários do seguro-defeso, com dados como nome, endereço, número e data de inscrição no RGP.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado
)

Desempregado terá de comprovar mais tempo de trabalho para pedir seguro-desemprego

Da Redação | 26/05/2015, 21h41 - ATUALIZADO EM 27/05/2015, 10h14  

As alterações aprovadas no Congresso obrigam o desempregado a comprovar mais tempo de trabalho para ter direito ao benefício. A lei anterior exigia apenas seis meses consecutivos empregados por pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada para se poder pedir o seguro-desemprego pela primeira vez. Agora, o seguro só poderá ser solicitado inicialmente após 12 meses de trabalho. Pela segunda vez, a partir de nove meses, e pela terceira vez, com seis meses de trabalho.
O projeto também mudou a forma como o benefício é pago. Antes, o trabalhador recebia três parcelas, se comprovasse vínculo empregatício de, no mínimo, seis meses e, no máximo, 11 meses. Já para receber quatro parcelas, era necessária comprovação de trabalho por no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses. Agora o seguro de três parcelas não existirá mais no primeiro pedido. E para conseguir quatro parcelas na primeira vez, o desempregado terá de comprovar ter trabalhado um mínimo de 12 meses e um máximo de 23 meses nos 36 meses anteriores à demissão.
Na segunda solicitação, para conseguir três parcelas do seguro, o trabalhador terá de comprovar vínculo empregatício de nove a 11 meses nos 36 meses anteriores. Já as quatro parcelas serão concedidas a quem comprovar ter trabalhado de 12 a 23 meses. Somente a partir da terceira solicitação é que serão aplicadas as regras antigas: de seis a 11 meses para três parcelas e 12 a 23 meses para quatro parcelas. Em todos os casos, para receber cinco parcelas, o trabalhador terá de comprovar ter trabalhado 24 meses nos últimos 36 anteriores à demissão.

Qualificação

O texto ainda impõe ao trabalhador desempregado novo requisito para o recebimento do seguro: frequentar curso de qualificação profissional ofertado por meio do programa Bolsa-Formação Trabalhador, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ou com vagas gratuitas na rede de educação profissional e tecnológica. Um regulamento definirá a frequência no curso.
As novas regras valem a partir da publicação da futura lei. Entretanto, o texto não disciplina benefícios concedidos entre a vigência da Medida Provisória (28 de fevereiro deste ano) e da futura norma.

Trabalhador rural

As mudanças da MP afetam também o trabalhador rural, que passa a ter regras específicas para sua atividade. Atualmente, a lei que regula o seguro-desemprego não diferencia trabalhadores rurais de urbanos e estabelece seis meses de trabalho para o empregado poder solicitar o benefício.
Pela nova regra, a primeira solicitação do seguro, para receber um máximo de quatro parcelas, o trabalhador rural terá de ter trabalhado pelo menos 15 meses nos últimos 24 meses. Para esse e para os demais pedidos, também é preciso ter recebido salários nos seis meses anteriores à dispensa.
Além disso, o trabalhador rural não poderá receber, ao mesmo tempo, benefício previdenciário ou assistencial de natureza continuada, exceto pensão por morte e auxílio-acidente, e não poderá ter renda suficiente para sua manutenção. Também não pode ter exercido atividade remunerada fora do âmbito rural no período aquisitivo de 16 meses.
Para contar o tempo em que o trabalhador rural receber o seguro-desemprego como carência para benefícios previdenciários, o texto aprovado determina o desconto da alíquota da contribuição previdenciária, de 8%. Isso permitirá, por exemplo, a contagem para aposentadoria.

Redução de benefício

Para amenizar o endurecimento nas regras de redução do benefício, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) poderá prolongar por mais dois meses o número máximo de parcelas para grupos específicos de segurados. O gasto adicional da medida, entretanto, não poderá passar, a cada semestre, de 10% da Reserva Mínima de Liquidez do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que é destinada a pagar o seguro e o abono salarial.
Em relação às categorias que poderão ser beneficiadas, o conselho deverá observar a evolução geográfica e setorial das taxas de desemprego e o tempo médio de desemprego de cada grupo.
O texto aprovado exige ainda que o Codefat recomende ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) políticas públicas para diminuir a rotatividade no emprego. Porém, uma nova hipótese de suspensão do pagamento do seguro-desemprego foi acrescentada ao texto. Estará sujeito a essa suspensão o desempregado que se recusar, sem justificativa, a participar de ações de recolocação, segundo regulamentação do Codefat.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Concurso Público de Paulino Neves: Inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira 01/06


INSCRIÇÕES SE INICIAM SEGUNDA 01/06 E VÃO ATÉ 30/06 


Vagas para os níveis:  Fundamental, Médio e Superior.


Vagas

Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Professor áreas especificas (português, matemática, geografia, ciências) Professor Nível I, agente administrativo, Guarda Municipal, Analista Ambiental, Técnico em Laboratório e Motorista.



As  inscrições serão realizadas no site da  Consulpam Consultoria, empresa responsável pelo certame clicando neste endereço  http://www.consulpam.com.br/



Aguardem mais informações.

Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprova criação do "auxílio-doença parental"


Aprovado na CAS projeto que cria auxílio doença de familiares





A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta quarta-feira (27), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 286/14, que cria mais um tipo de benefício da Previdência Social, o auxílio doença parental. A matéria é terminativa na comissão.
De acordo com o projeto, será concedido auxílio-doença ao segurado por motivo de doença do cônjuge, dos pais, dos filhos, do padrasto, madrasta, enteado, ou dependente que viva a suas expensas e conste da sua declaração de rendimentos. O auxílio se dará mediante comprovação por perícia médica, até o limite máximo de doze meses.
A autora do projeto, senador Ana Amélia (PP-RS), afirmou, na justificativa à proposta, que a matéria busca dar tratamento isonômico aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) em relação aos segurados dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Segundo ela, a regra em vigor no RGPS prevê o benefício somente àquele que sofreu uma lesão incapacitante ou que tem um problema psiquiátrico.
— Parece existir então o que se chama de proteção insuficiente no que concerne aos segurados do regime geral, o que não se pode permitir — disse no texto.
Ana Amélia ainda explicou que o pagamento do benefício nos moldes defendidos seria uma forma de economia aos cofres públicos, já que a presença do ente familiar pode auxiliar em diversos tratamentos e diminuir o tempo de internação do paciente.
A relatora, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), salientou que há duas classes de segurados, os do Regime Próprio com direito ao auxílio-doença parental e os do Regime Geral sem este direito, embora sem vedação expressa. A proposta, a seu ver, corrige essa omissão.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Concurso Público de Paulino Neves: Inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira 01/06


INSCRIÇÕES SE INICIAM SEGUNDA 01/06 E VÃO ATÉ 30/06 


Vagas para os níveis:  Fundamental, Médio e Superior.


Vagas

Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Professor áreas especificas (português, matemática, geografia, ciências) Professor Nível I, agente administrativo, Guarda Municipal, Analista Ambiental, Técnico em Laboratório e Motorista.


As  inscrições serão realizadas no site da  Consulpam Consultoria, empresa responsável pelo certame clicando neste endereço  http://www.consulpam.com.br/



Aguardem mais informações.

Concurso Público de Paulino Neves: Inscrições abertas a partir da próxima segunda-feira 01/06


INSCRIÇÕES SE INICIAM SEGUNDA 01/06 E VÃO ATÉ 30/06 


Vagas para os níveis:  Fundamental, Médio e Superior.


Vagas

Engenheiro Agrônomo, Farmacêutico Bioquímico, Professor áreas especificas (português, matemática, geografia, ciências) Professor Nível I, agente administrativo, Guarda Municipal, Analista Ambiental, Técnico em Laboratório e Motorista.


As  inscrições serão realizadas no site da  Consulpam Consultoria, empresa responsável pelo certame clicando neste endereço  http://www.consulpam.com.br/ 



Aguardem mais informações.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Manoel da Polo,BBA,Dr. Cristino,Dr. Leonel e Expedito Coutinho:Uma aliança puro sangue


Atenção: Duas (02) casas localizadas no centro da cidade de Tutóia-MA, estão à venda.  Clique no link a seguir e confira :http://aristoncaldas.blogspot.com.br/2015/05/atencao-duas-02-casas-localizadas-no.html


Interessados, ligar para(98)  987490097, operadora OI


Esse é o mais novo grupo politico de Araioses que disputará as eleições municipais em 2016, a aliança composta pelo Vereador Manoel da Pólo,a liderança politica e presidente do PC do B local Expedito Coutinho,o advogado Dr. Leonel Procópio,o médico Dr. Cristino e o empresario Bernardo Almeida, o BBA.

Manoel da Polo,Expedito Coutinho,Leonel Procópio,Bernardo Almeida e Marcio Maranhão contando da esquerda para a direita
O entendimento ocorreu na ultima quarta feira em uma reunião na casa do Dr Leonel Procópio,mas as conversas já havia começado a muito mais tempo e a reunião ocorrida dia 13 apenas oficializou o desejo da união, que já é chamada pelos araiosenses de remancipação do município e novo grito de independência,em uma referencia às ultimas duas administrações compostas majoritariamente por cidadãos de outros municípios.

Sentimento confirmado pelos cinco idealizadores que concederam com exclusividade uma entrevista neste sábado 16, para nosso blog,onde foram sabatinados por quase duas horas por mim,Marcio Maranhão,que incisivamente trouxe os principais questionamentos que possivelmente povoaria a imaginação dos nossos leitores neste primeiro momento de apresentação dos nomes para apreciação da sociedade.

Infelizmente por problemas técnicos no áudio não reproduziremos na integra toda a entrevista decodificada,o que prometemos fazer em uma outra oportunidade.

Para abrir a primeira rodada,perguntamos quais as motivações pessoais de cada um para realizarem a aliança;com destaque as palavras de Manoel que citou a necessidade de nomes genuinamente araiosenses para comandar os destinos dos araiosenses,Dr Leonel completou dizendo que os titulares são puro sangue,homens honrados se colocando a disposição de cidadãos de bens para darem um novo rumo ao município. - “Somos ficha limpa,o que é mais importante e temos nomes com credibilidade para apresentarmos para a sociedade”. Afirmou Procópio.

Bernardo Almeida disse: “Precisamos construir uma nova consciência de que podemos assumir o governo do nosso próprio município e a necessidade de candidatos genuinamente da terra é que nos motivou a colocar nossos nomes a disposição”. - “É hora de fazer nós mesmos,quanto araiosenses e filhos dessa terra,que sabemos o que realmente precisamos e queremos fazer o melhor pelo nosso lugar”.Completou Expedito Coutinho.

Sobre se estão preparados para enfrentar uma das eleições mais caras da região e de todos os tempos,Expedito respondeu pelo o grupo e afirmou: “Talvez não tenhamos a mesma estrutura e aporte financeira dos outros candidatos,mas temos o suficiente para mostrar que estamos preparados para fazer a melhor administração que esse município já teve.Trabalhar com os cidadãos e mostrar que muitas outras possibilidades já foram testadas e não deram certo.Temos consciência que com menos de um milhão não poderíamos sair candidatos,mas chamamos a atenção para os concorrentes que por aqui gastam milhões, depois, se vencerem as eleições tem que reporem seus gastos, e é ai que deixam de fazer o que é preciso pelo araiosenses,que ficam abandonados sem os serviços essenciais. Candidatos que compram votos e fazem campanhas milionárias;o povo pagará a conta depois”.

Expedito disse ainda que embora os valores não sejam iguais aos apresentados pelos outros candidatos de fora,trabalharam com o minimo de um milhão de reais,o que foi completado por Dr. Leonel que chamou a atenção para o que é mais importante em tudo isso: O grupo tem os melhores nomes e apoio; Manoel apoiou o senador Roberto Rocha e já tem a sinalização de apoio irrestrito na campanha de 2016,Expedito é presidente no município do partido do governador Flávio Dino,de quem também já recebeu apoio para candidatura e solicitou que formassem grupo, e o próprio Leonel foi advogado da coligação de Flávio Dino na região,alem de Dr Cristino e BBA que são nomes sempre convidados a compor palanque na politica regional.

Quanto a definição dos nomes que sairiam majoritariamente na aliança,Manoel falou que por agora são todos pré-candidatos e que qualquer um poderia sair representando o grupo com o apoio incondicional dos demais.E que em meados do ano que vem farão uma pesquisa para a Propriá sociedade fixar os cabeça de chapa.Questionado sobre os perigos dos eleitores não entenderem o proposito do grupo por tardar na definição e não ser possível a transferência dos votos de cada um em torno dos escolhidos,Dr Leonel expressou preocupação e disse que todos os pontos poderão ser revistos para melhor atender a dinamicidade do processo eleitoral.

O grupo considera todos os pontos favoráveis e por isso fortes,acreditam que muitas outras pessoas virão a partir de agora se somar nessa luta,que não é de nenhum dos nomes supra citados,mas de todos os araiosenses, e esperam inclusive a adesão de outros candidatos e lideranças de todos os seguimentos, como o empresario Carlão dos ônibus,o professor Kaká Moreira,que já manifestaram apoio,assim como também, contam já com a simpatia de setores da Igreja Católica e pastores evangélicos.

“Estamos disponíveis para o dialogo com todos em prol da nossa cidade e seus munícipes,vamos convidar os presidentes dos sindicatos,de associações,igrejas,lideranças comunitárias e outros candidatos para se juntar a nós para o bem de todos os araiosenses”.Disse Leonel e Manoel.

Bernardo Almeida contou que a reação da sociedade tem sido surpreendente e por onde anda tem recebido o apoio das pessoas que o incentivam a não desistir de lutar por todos, mas em especial os mais precisados e esquecidos das administrações que ao longo dos anos passaram por Araioses.

Com o clima mais ameno e descontraído perguntei se definidos o candidato majoritário e seu vice,não haveria perigo dos demais desfazerem a aliança e saírem do grupo,seja para concorrer sozinho,compor chapa de vice em outro bloco,retirar o apoio ou não apoiar com o mesmo empenho declarado agora.

Dr. Leonel falou primeiro e disse que fizeram um pacto e o compromisso de honrarem esse pacto até o fim,Bernardo Almeida confirmou dizendo que são homens de palavra e que qualquer outra possibilidade está fora de cogitação.Expedito Coutinho disse que já foi sondado por outros candidatos,mas o acordo já esta fechado em prol do desenvolvimento do município e que o melhor para Araioses é que continue juntos.Manoel da Pólo completou dizendo que mesmo que o partido lhe impusesse sair candidato e o escolhido do grupo fosse outro,sairia do partido para preservar o pacto e apoiar o candidato escolhido para representar a aliança firmada.

Dr. Cristino por conta de um plantão não pode está presente na sabatina,será entrevistado em uma outra oportunidade já agendada para esta quinta feira a tarde.




Imagem cedida pelo Grupo

Fonte: Marcio Maranhão

Deu no blog do Jorge Santos: ACREDITE SE QUISER... CENTENAS DE ALUNOS DE 1º ANO AO ENSINO MÉDIO ESTÃO FORA DA SALA DE AULA ATÉ AGORA, MOTIVO: IRRESPONSABILIDADE DO GESTOR MUNICIPAL.

Atenção: Duas (02) casas localizadas no centro da cidade de Tutóia-MA, estão à venda.  Clique no link a seguir e confira : http://aristoncaldas.blogspot.com.br/2015/05/atencao-duas-02-casas-localizadas-no.html 


Interessados, ligar para(98)  987490097, operadora OI

JARDIM E SANTA ROSA SEM AULAS

ACREDITE SE QUISER!!!!! 

JÁ ESTAMOS PRATICAMENTE NO MEIO DO ANO E NA UNIDADE INTEGRADA ANTONIO JOSÉ NEVES RODRIGUES QUE FICA LOCALIZADA NOS POVOADOS JARDIM E SANTA ROSA, ESSE ANO AINDA NÃO INICIARAM AS AULAS.

ACREDITE SE QUISER... CENTENAS DE ALUNOS DE 1º ANO AO ENSINO MÉDIO ESTÃO FORA DA SALA DE AULA ATÉ AGORA, MOTIVO: IRRESPONSABILIDADE DO GESTOR MUNICIPAL.

O ANO LETIVO DE 2014 TERMINOU DIA 28  DE NOVEMBRO, E NO ENTANTO TIVERAM QUASE QUATRO (4) MESES  PARA A REFORMA, NÃO REFORMARAM E NEM IAM REFORMAR, RESOLVERAM REFORMAR DEPOIS DE UMA DENÚNCIA FEITA NESSE BLOG SOBRE AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS EM QUE SE ENCONTRAVA A ESCOLA, SEM AS MINIMAS CONDIÇÕES PARA RECEBER OS ALUNOS. 

FOI INICIADA UMA REFORMA NO MÊS DE MARÇO E ATÉ AGORA NÃO CONCLUÍRAM.ESTA REFORMA VAI FICAR NA HISTORIA, APENAS UMA REFORMA QUE DURA QUASE TRÊS(3) MESES, UM GRANDE ABSURDO, SACANAGEM COM NOSSOS FILHOS.

AINDA NÃO SE SABE ATÉ QUANDO VAI DURAR ESSA BENDITA REFORMA. TODAS AS SEGUNDA-FEIRAS OS ALUNOS FICAM NA EXPECTATIVA... SERÁ QUE VAI SER HOJE? NINGUÉM DIZ NADA...PAIS E ALUNOS DEVERIAM SER INFORMADOS SOBRE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, 

ALGUNS DIZEM QUE ESTE ANO NÃO HAVERÁ MAIS AULAS, OUTROS DIZEM QUE SÓ DEPOIS DO CONCURSO, AO CERTO É QUE ATÉ A DATA DE  HOJE 25 DE MAIO AINDA NÃO INICIARAM AS AULAS.

ATÉ PARECE QUE ESSA LENTIDÃO, REFORMA EM PASSOS DE TARTARUGA É DE PURO PROPOSITO, SÓ PRA MASSACRAR MESMO A POPULAÇÃO DE JARDIM E SANTA ROSA, POIS, ESSA REFORMA NA VERDADE NÃO DURARIA 30 DIAS, ISSO EU AFIRMO.

COM TUDO ISSO QUEM ESTÁ PERDENDO? QUEM ESTÁ SENDO PREJUDICADO? SERÁ O GESTOR? SERÁ A SECRETÁRIA? OU OS NOSSOS FILHOS? 

NESTE CASO A QUEM RECORRER?????? 

QUANDO TERMINAREM A REFORMA MOSTRAREI...SERÁ QUE VAI COMEÇAR DIA 1º DE JUNHO?

AS CRIANÇAS ESTÃO ASSIM,TRISTES / SEM AULAS E SEM EDUCAÇÃO

sábado, 23 de maio de 2015

MEC reconhece dificuldades dos estados para pagar piso salarial de professores


Audiência pública sobre os impactos do Piso Salarial dos Professores nos estados e municípios
Representante do Ministério da Educação (MEC) reconheceu nesta terça-feira (19), em debate na Câmara dos Deputados, que vários estados não pagam o valor mínimo do piso salarial dos professores da educação básica e que jovens não querem mais seguir a carreira de magistério.
Atualmente, em oito estados brasileiros os professores estão em greve. Esses e outros temas foram debatidos durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara sobre os impactos do piso salarial dos professores nos estados e municípios brasileiros.
Piso descumprido
Apenas 13 estados e o Distrito Federal cumprem a Lei do Piso (11.738/08), somando-se além dele as horas de atividade dos professores (extracurriculares). Estados e municípios dizem que não possuem receita para cumprir a lei.

Ao longo de seis anos (2009-2015), o piso salarial sofreu reajuste de 87%, com ganho real de 37%. “Poderíamos comemorar, mas esse aumento não foi para todos. Nem todos cumprem a lei”, disse o secretário de Articulações com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques.
Este ano, o Ministério da Educação anunciou uma atualização de 13,01% no piso salarial nacional do magistério. Com isso, o vencimento inicial da categoria passa de R$ 1.697,39 para R$ 1.917,78 em todo o País.
A Lei do Piso estabelece o valor mínimo a ser pago aos profissionais do magistério público da educação básica, com jornada de 40 horas semanais. O valor é calculado com base na comparação da previsão do valor aluno-ano (índice VAA) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) dos dois últimos exercícios.
Fatores
O secretário esclareceu que há vários fatores que impedem os municípios de pagarem o piso salarial, entre eles o próprio índice adotado. “O MEC está buscando um novo indexador que seja acima da inflação, pois não faz sentido manter um índice abaixo ou que acompanhe a inflação. Não é isso que queremos”, afirmou Binho Marques.

Entre outros elementos que dificultam o cumprimento da lei, segundo o MEC, estão: reajustes no mês de janeiro, sem o orçamento apurado do Fundeb pelo governo federal; planos de carreiras inadequados; incompatibilidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF); dificuldades na complementação do orçamento por parte da União; e baixa arrecadação, do ponto de vista da geração de receita.
Desinteresse na carreira
Os debatedores presentes na audiência pública reconheceram ainda que o interesse na carreira de magistério vem diminuindo no País, tanto por falta de valorização profissional quanto pela escassez de políticas públicas que combatam o desinteresse de jovens pela profissão.

De acordo com pesquisa sobre atratividade da carreira docente no Brasil, da Fundação Carlos Chagas (FCC), que envolveu cerca de 1500 alunos do ensino médio, apenas 2% afirmaram que querem seguir a carreira de magistério.
Segundo Binho Marques, o Estado deve “garantir qualidade de ensino em todas as partes do País e, para isso, torna-se necessário a valorização do profissional e, principalmente, do cumprimento da Lei do Piso”.
Para a deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), a valorização está também no cumprimento da lei. “Entendo que é preciso fazer uma racionalidade, sim, mas devemos reconhecer que os estados e municípios precisam de ajuda também. Precisamos reconhecer isso”, ressaltou Dorinha, que afirmou que não há tempo para discussões prolongadas em torno do tema.
Sistema nacional 
Segundo o secretário Binho Marques, a meta do ministério é a implementação do Sistema Nacional de Educação até junho de 2016. O Sistema Nacional de Educação, previsto na Constituição Federal (art. 214), deve ser instituído no prazo de dois anos, contados a partir da publicação do novo PNE (13.005/14).

A proposta de criação do sistema, segundo Binho, está sendo discutida de forma democrática com os mais diversos segmentos. “Discutimos com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), do Conselho Nacional de Educação (CNE), além dos próprios professores”.
A deputada Dorinha disse ainda que o debate mais importante está em torno da evasão de profissionais do magistério. “Os professores estão fazendo outros cursos para saírem da carreira”. Segundo ela, é preciso também discutir as leis que estão “emperradas” na Casa. “Discutir na Comissão de Educação é uma coisa, mas quando se chega à Comissão de Finanças e Tributação temos um cemitério de proposições”.
Greve de professores
Atualmente, oito estados (SP, PR, SC, PA, SE, GO, PE e MS) convivem com greve de profissionais do magistério. Com exceção do estado de Pernambuco, onde a greve está, temporariamente, suspensa, todos os demais estados estão com estes profissionais parados. A principal bandeira é a valorização do profissional da educação e reajuste salarial.

Para Binho, a solução poderá ser resolvida com a criação do Sistema Nacional de Educação, no qual propostas de alocação orçamentária e discussões sobre melhorias no piso salarial poderiam ser discutidas.


Reportagem – Thyago Marcel
Edição – Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'