segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Em Santa Quitéria-MA populares pressionam Câmara para criação de um CPI


Presidente da Câmara de Santa Quitéria barra CPI para investigar prefeito Moreirão


Prefeito de Santa Quitéria, 'Moreirão'
Prefeito de Santa Quitéria, ‘Moreirão’
Mesmo com a Câmara Municipal de Santa Quitéria lotada de populares, com faixas nas mãos pediam a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquéritos para investigar as suspeitas de corrupção da administração do prefeito Sebastião Moreira (PR), o ‘Moreirão’, uma manobra desrespeitou o parlamento e o povo, e barrou a CPI.
Os populares aguardavam a criação da Comissão desde a última semana, quando novamente lotaram o palácio legislativo, pedindo o fim da corrupção no município. Na referida sessão o presidente da casa, Antonio José dos Santos Araújo, não esteve presente, alegando que estaria doente. O detalhe é que ele tentou boicotar de todas as maneiras a realização da mesma, supostamente ordenando aos funcionários da casa, que fechassem todas as dependências do recinto e desligassem os aparelhos de sonorização.
Na ultima sessão, após abertura, o presidente da Câmara de imediato ignorou a leitura da ata da sessão anterior, alegando que a mesma não seria válida, mesmo tendo ocorrido com quórum, conduzida pelo vice-presidente Raimundo Nonato Ferreira (Nonato da Colônia), e registrada em ata. A atitude do edil irritou os demais colegas, prenunciando o clima tenso que reinaria durante toda sessão.
Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria. Foto reprodução: Blog Interligados
Sessão da Câmara de Vereadores de Santa .Sessão da Câmara de Vereadores de Santa Quitéria. Foto reprodução
Na pauta da casa dois requerimentos, um que pedia a criação de uma comissão médica, para avaliar as capacidades físicas e mentais do prefeito do município, haja vista as lesões causadas pelo AVC que sofreu, e a outra para instauração da CPI, para investigação das denúncias de desvios de recursos em diversas secretarias.
Após leitura do secretário da casa, de ambos os requerimentos, eis que o presidente da casa anunciou que os requerimentos seriam entregues ao assessor jurídico da casa, identificado como Salatiel, para somente na outra semana voltar a ser julgados, como se ali estivesse projetos de lei, que fizesse necessário parecer jurídico e de comissões. O público presente ficou eufórico e entoou sonoras vaias. Os demais parlamentares iniciaram um bate boca, cobrando a votação imediata dos requerimentos, em especial o que tratava da CPI.
Antônio “Crispim”, como popularmente é conhecido, empurrou a batata quente pra o assessor jurídico da casa, que tentou remendar de todas as maneiras a decisão do edil, irritando ainda mais o povo e parlamentares presentes. O líder do governo, Domingos do Nascimento Viana, até que tentou ajudar, mas o povo inconformado o calou ao som de mais vaias.
Os parlamentares insistiram na votação, mas o presidente da casa disse que não aceitaria a votação dos requerimentos, sem aval do assessor jurídico da casa, que pelo que se viu tem mais poder que os próprios membros do poder legislativo do município.
O próprio vice-presidente, Nonato da Colônia, chegou a questionar a autoridade do assessor, lembrando que ele era apenas um funcionário daquela casa e que as decisões ali tomadas eram de responsabilidade de seus legítimos membros.
Por fim, após calorosas e eufóricas discussões, o presidente da casa usou do microfone para tascar: “Declaro a sessão encerrada”, num total ato de desrespeito aos colegas e ao povo, que aguardava ansioso o desfeche da sessão.
O edil vendo o povo e colegas irritados com sua injustificada atitude, saiu de fininho. Uma cena lamentável e vergonhosa.
Via blog Interligado

domingo, 30 de agosto de 2015

Cientista cria braço de macaco no laboratório pela primeira vez, abrindo esperança para regeneração de membros

É INACREDITÁVEL!

Em um laboratório dos EUA, cientistas deram um passo adiante na descoberta de uma técnica para criar e desenvolver membros humanos.

Eles foram capazes de simplificar o braço de um macaco, deixando apenas suas células individuais. Com infusões de células, um novo membro poderá crescer, tornando-o novamente funcional, com circulação sanguínea, estrutura óssea, músculos e cartilagem.
O responsável pela condução da nova pesquisa é Harald Ott, diretor do Laboratório de Reparação e Regeneração de Órgãos do Massachusetts General Hospital, nos EUA. A nova técnica, caso seja aprimorada e levada adiante, poderia ser uma opção às próteses ou aos transplantes, que possuem limitações de movimento e controle. Em transplantes, também há riscos de infecções e de câncer. Com a técnica de Ott, seria possível implantar membros funcionais nos amputados de forma perfeita.
Usando células do próprio corpo, novos membros seriam criados sob medida, quase não oferecendo riscos de ataque do sistema imunológico. E já deu certo em alguns casos. Ott conseguiu criar pulmões e um coração, ambos funcionais, além de regenerar o braço de um rato em laboratório.
O passo seguinte aconteceu em um teste com macacos. Utilizando células progenitoras de humanos, que são semelhantes às células-tronco, o braço de um macaco foi estimulado, para que células e vasos sanguíneos sejam criados com tal recurso. “O objetivo é a formação de um sistema vascular totalmente alinhado”, explicou Ott.
Quando um membro a ser regenerado é encontrado, suas células são retiradas com uma solução salina e detergentes, em um processo chamado “deceularização”, que demora algumas semanas até ser finalizado, mudando a natureza do tecido.
penas depois desse processo as células progenitoras são inseridas, na etapa da “recelularização”. Ambas as etapas ocorrem em um ambiente propício, com temperatura regulada, pH, umidade e níveis de oxigênio e pressão. A recelularização é feita dentro de um biorreator de estímulo, que fornece nutrientes.
Porém, a prática ainda está longe do fim e precisa ser estudada com empenho. “O desafio é a sua natureza composta. Membros contêm músculos, ossos, cartilagem, vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e nervos, cada um dos quais tem que ser reconstruído e exige uma estrutura de suporte específica”, explica Ott.
Primeiramente, é preciso criar as células e os vasos sanguíneos. O próximo passo será a tentativa de reconstrução dos músculos e do tecido conjuntivo. Em seguida, ossos, cartilagem e gordura. “O importante é, eventualmente, deixar que o membro torne-se funcional novamente. Eu vou viver para ver a aplicação clínica disso”, concluiu o cientista.


Fonte: Jornal Ciência 

Cadáver é desenterrado e violentado na madrugada deste domingo em Parnaíba-PI


Um caso absurdo foi registrado na manhã deste domingo (30/08), um cadáver foi encontrado no cemitério da Igualdade com suspeita de abuso sexual.

O corpo de uma mulher de 79 anos, foi encontrado sem as roupas na madrugada deste domingo. A Polícia Militar acredita que mais de uma pessoa tenha participado do crime, Os marginais violaram o caixão e abusaram sexualmente do corpo da senhora. De acordo com um coveiro o corpo havia sido sepultado menos de 24 horas antes do crime.
A Polícia Militar que esteve no local resguardou a área até a chegada da perícia. Familiares já teriam sido informados do fato.



A policia deteu ainda pouco um coveiro do cemitério da Igualdade para investigações.






Caixão é violado e a suspeita é de que vândalos abusaram sexualmente de corpo










Por: Gleitowney Miranda/Blog do Pessoa

sábado, 29 de agosto de 2015

Governo e China continuam diálogo para realização de investimento no Maranhão


investidores do setor siderúrgico buscam o Maranhão como destino de investimentos por sua capacidade logística, energética e natural. Fotos: Karlos Geromy/Secom
investidores do setor siderúrgico buscam o Maranhão como destino de investimentos por sua capacidade logística, energética e natural. Fotos: Karlos Geromy/Secom
O governador Flávio Dino assinou, na manhã desta sexta-feira (28), um memorando com tratativas para possível investimento em siderurgia no Maranhão. Através da CBStell, empresa chinesa constituída  para investimentos no Brasil, investidores do setor siderúrgico buscam o Maranhão como destino de investimentos por sua capacidade logística, energética e natural.
Acompanhado de investidores, técnicos e engenheiros chineses que vieram aprofundar o conhecimento acerca do território maranhense, o CEO da empresa, Zhang Shengsheng, assinou novo protocolo de intenções com o Estado do Maranhão, em recepção realizada no Palácio dos Leões. Este é considerado o segundo passo para viabilizar os investimentos.
Em pronunciamento direcionado à equipe de investidores, Flávio Dino garantiu que toda a equipe do Governo do Maranhão cumprirá o cronograma para que o investimento chinês seja viabilizado em passos largos. “Esse é um empreendimento de interesse do Estado, da cidade de Bacabeira e da nação brasileira porque é capaz de estimular a volta do crescimento econômico e produtivo do país”, e completou informando que o Governo do Maranhão também tem interesse em novos negócios e empregos que serão gerados a partir do investimento chinês.
No mês de maio, o governador do Maranhão e a empresa Beijing Huiquan Investimentos Ltda assinaram termo de cooperação para trabalharem em conjunto. O novo termo consolida a cooperação entre as duas partes para delimitação do mercado e contribuição técnico-científica bilateral. O documento foi assinado por Flávio Dino, Zhang Shengsheng e pelo secretário de Projetos Especiais, Felipe de Holanda.
Para Zhang Shengsheng, o Governo do Maranhão contribui muito positivamente para o avanço do projeto, através de diálogo constante com a empresa e viabilização de informações atinentes à logística do Estado. “A estabilidade política no Estado, o clima, o solo e principalmente a receptividade que encontramos foi fundamental para escolhermos o Maranhão como destino para esse projeto”, disse.
Governador Flávio Dino ao lado do CEO da CBStell, Zhang Shengsheng durante assinatura de protocolo de intenções com o Maranhão.
Governador Flávio Dino ao lado do CEO da CBStell, Zhang Shengsheng durante assinatura de protocolo de intenções com o Maranhão.
Representando o Governo do Maranhão, estiveram presentes na assinatura vice-governador Carlos Brandão, bem como dos secretários de Estado da Fazenda (Marcellus Ribeiro), da Indústria e Comércio (Simplício Araújo), do Meio Ambiente (Marcelo Coelho), da Infraestrutura (Clayton Noleto), Procuradoria Geral do Estado (Rodrigo Maia), Caema (Davi Telles), Emap (Ted Lago). O prefeito de Bacabeira, Alan Linhares, e sua equipe de Governo também estiveram presentes e contribuirão no processo de consolidação do acordo.
O Governo do Estado, a Prefeitura de Bacabeira e a Empresa CBStell continuarão nos próximos meses o diálogo para prosseguimento dos possíveis investimentos no Maranhão.
Fonte: Governo do Maranhão http://www.ma.gov.br/

Carreata da Igreja Católica nesta tarde em Tutóia, concentra centenas de fiéis para Missa campal


FESTEJO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 


A GRANDE CARREATA QUE ACONTECEU NESTA TARDE TEVE INICIO  NO POVOADO BOM GOSTO ATÉ A IGREJA MATRIZ. ONDE ACONTECERÁ A MISSA CAMPAL EM FRENTE A IGREJA MATRIZ.

VEJA ALGUMAS FOTOS DA CARREATA PASSANDO PELA RUA CAPITÃO DEMÉTRIO/ CENTRO DE TUTÓIA-MA


















Governo apresenta expansão do potencial de gás natural no MA para investidores nacionais


Governador Flávio Dino fala a plateia de autoridades e investidores sobre a expansão potencial de gás natural no Maranhão. Fotos: Antônio Martins/Divulgação
Governador Flávio Dino fala a plateia de autoridades e investidores sobre a expansão potencial de gás natural no Maranhão. Fotos: Antônio Martins/Divulgação
A expansão da exploração do gás natural do Maranhão e as possibilidades de ampliação de produção nos próximos anos despertaram interesse nos investidores nacionais que estiveram presentes no seminário – Gás Natural, a Nova Fronteira Energética do Maranhão, realizado nesta quinta-feira (27) pela Companhia Maranhense de Gás (Gasmar). Durante a abertura do evento, o governador Flavio Dino apresentou para a presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, e para investidores do setor, as potencialidades do Maranhão na produção de energia e gás natural que tornam o Estado mais competitivo para participar da 13ª Rodada de Licitações que será promovida no dia 7 de outubro pela ANP.
A Bacia do Parnaíba possui uma área de aproximadamente 668,8 mil km², onde estão localizados 22 blocos que representam 72% da área terrestre a ser licitada pela ANP na 13ª rodada de licitações. Atualmente, ela é a quinta maior produtora de gás natural do Brasil, contribuindo com uma produção diária de aproximadamente de 4,7 milhões de m³/dia, o que representa cerca de 5% da produção nacional. Nesta etapa da licitação para exploração, 39 empresas estarão concorrendo para se instalar em território maranhense.
O governador Flávio Dino destacou que o seminário teve papel fundamental para a apresentação das potencialidades maranhenses como ambiente atrativo para desenvolvimento e industrialização. “O seminário alcançou êxito porque estão presentes os atuais investidores e a maioria dos inscritos no leilão. estou otimista que a Bacia do Parnaíba vai ser identificada como uma grande avenida de oportunidades para esses empreendedores para que a gente possa dinamizar o segmento de energia e, por conseguinte, a economia maranhense”, ressaltou.
Para a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, o potencial da produção de gás da Bacia do Parnaíba e as operações que já são desenvolvidas em solo maranhense transformam o Estado em um pujante gerador de energia. “O Maranhão tem muito espaço para exploração, para investimento, para desenvolvimento, e para redução de desigualdade social, regional e principalmente para produção de um gás que tem tudo para ser um projeto estruturante de desenvolvimento para o Estado e o Brasil”, enfatizou a diretora.
De acordo com dados da ANP, a Bacia do Parnaíba possui 13 blocos ativos e foram perfurados 72 poços desde 2010, tendo sido detectada a presença de gás natural em 57 deles, perfazendo um índice de sucesso de 79%, bastante acima da média do setor. Atualmente existem 25 empresas detentoras de concessões em áreas situadas no Maranhão, sendo que dez delas atuam na Bacia do Parnaíba.
Presidente da ANP, Magda Chambriard, ressaltou o cenário positivo para o Maranhão em relação à geração de energia.
Presidente da ANP, Magda Chambriard, ressaltou o cenário positivo para o Maranhão em relação à geração de energia.
A diretora-presidente da Gasmar, Telma Costa Thomé, realçou as potencialidades maranhenses, que tem contribuído com a produção de cerca de 5 milhões m³/dia, volume que alçou o Maranhão ao posto de 6º maior produtor de gás natural do país e a Parnaíba Gás Natural a segunda maior produtora do Brasil, atrás apenas da Petrobras. “A Gasmar, apesar do relativo curto período de existência já situa-se no grupo das maiores distribuidoras do país em termos de volume movimentado. São números expressivos que representam apenas o começo, se levarmos em conta o elevado potencial dessa Bacia”, disse.
Comercialidade
Para o desenvolvimento desse cenário positivo, destacado pela presidente da ANP, foi fundamental a declaração de comercialidade da Bacia Terrestre do Parnaíba, autorizada pelo governador Flávio Dino ainda no mês de março.
Durante o seminário, o governador aproveitou para anunciar outra novidade para o Maranhão: foi declarada, na última quarta-feira (25), no Rio de Janeiro, a comercialidade da descoberta de gás de Fazenda Santa Vitória. Batizado de Gavião Vermelho, o campo tem volume estimado de gás in place de 2,65 bilhões m³/dia, com início da produção para o início do ano que vem. Com mais este campo na Bacia do Parnaíba, o quarto na região, o volume estimado de gás in place chega a 9,7 bilhões de m³/dia.
Investimento escola digna
Durante o Seminário, a empresa Parnaíba Gás Natural e o deputado estadual Marco Aurélio assinaram o termo de adesão ao Programa Escola Digna, que visa melhorar a qualidade da educação pública no Estado, com a substituição das escolas de taipa por escolas de alvenaria. Com a adesão, ambos se comprometem em investir na construção destas escolas.

Notícias: Governo do Maranhão.

Vereadora de Paulino Neves, Maria Onildes pede recuperação urgente das estradas vicinais do município.



Com um estilo de voz militante na Tribuna a vereadora do bloco da oposição Maria Onildes(PMDB), cobrou do Sr. Edimar Cantanhede(PSDB-Presidente), encaminhamento ao Executivo, pela construção de algumas estradas que ligam a outros povoados de difícil acessos no deslocamento das famílias que vivem afastadas do centro da cidade.

VEREADORA ONILDES
Durante a Sessão de ontem sexta-feira(28), a vereadora falou da sua possível ausência por algumas semanas em virtude do seu tratamento de saúde que irá se submeter a vários exames ou cirurgia. Disse a parlamentar que gostaria muito que a presidência da mesa, enviasse ao Prefeito Municipal, suas reivindicações pedidos esses que já foram dezenas vezes requerido ao Executivo.

Outra contestação feita pela vereadora Onildes, foi segundo ela, ter sido comentado em um carro de linha que houve provavelmente por um vereador ao cogitar seu nome em um processo de cassação diante das suas ausências na atividade da Casa Legislativa. Com tom de revolta na Tribuna do dia procurou saber pela Mesa Diretora da Câmara, se fosse verdade o assunto dessa natureza, disse ela que gostaria que fosse esclarecido se havia saído por algum vereador da Casa.

João Reis vereador(PRB), disse entender a preocupação da vereadora, no pedido das estradas que ligam algumas comunidades, mas é aguardado um apoio com emenda parlamentar por Deputados que foram apoiados por aquele município em 2014. Já que o governo Flávio Dino, de forma lenta está olhando para o município de Paulino Neves.

Antonio José Barrocão vereador(PSDB), disse desconhecer as acusações da vereadora Maria Onides(PMDB), por alguém que tenha citado seu nome em qualquer comentário de processo de cassação. Mesmo porque todas as suas faltas nessa Casa, tem sido esclarecidos pelo seu estado de saúde.

Com um clima de racha no grupo do atual governo as discussões entre os vereadores: Maria Onilde, João Reis, Antonio José Barrocão, Aldeks, José Garcês, Negão, Edimar Cantanhede, Luizinho, seguiram dentro dos tramites legais da Casa.


Vereador João Reis

Vereador Antonio José 



Elinaldo Araujo é eleito presidente da Colônia de Pescadores de Paulino Neves-MA


Geisy Oliveira e Elinaldo Araújo 

Elinaldo Araujo fora eleito nesta sexta (28) o novo presidente da Colônia de Pescadores Z-57 do município de Paulino Neves em uma votação tranquila e sem chapa concorrente.

Osmar Aguiar que atual presidente conseguiu eleger seu sucessor com o apoio de Geysi, presidente da Colônia de Pescadores, Z-17, de Tutóia (a maior Colônia do Brasil em número de pescadores). 

Atual presidente Osmar Aguiar em entrevista aos blogs sobre a o processo eleitoral 

O novo presidente assume somente em 1 de outubro próximo, uma vez que Osmar Aguiar terá ainda todo o mês de setembro para providenciar a transição da presidência.

O Presidente da Federação das Colônias do Estado do Maranhão, Chicão, participou de todo o processo e disse que a instituição está acompanhando de perto os trabalhos realizados pelas 158 Colônias existentes no Estado.


V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada em Paulino Neves-MA




Na última sexta-feira (28) várias instituições e alunos e professores de escolas públicas do município participaram de debates sobre o ECA-Estatuto da Criança e Adolescentes e propostas que integrarão um plano articulado sobre os direitos das crianças e adolescentes.

A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve a participação de duas conselheiras estaduais do Conselho Tutelar e Conselho de Direitos de São Luis.

Entre as principais discussões apresentadas no evento mereceram destaque o cuidado da família e do estado para essa parcela da população o que, segundo Djalma Soares, presidente do Conselho Municipal de Direitos de Paulino Neves que estava coordenando os trabalhos, "é importante destacar estes dois pontos quando se trata de direitos de crianças e adolescentes", afirmou ele.
Na abertura um grupo fez uma apresentação com flautas e com um coral de vozes infantis

























CRIADA COMISSÃO ESPECIAL PARA ANALISAR PROJETO DE LEI QUE POSSIBILITA A EMANCIPAÇÃO E FUSÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS


Via Blog Barro Duro Notícias em Um Novo Tempo.

O Projeto de Lei nº. 137/2.015 que teve origem no Senado Federal com o Projeto de Lei nº. 199/2.015, projeto este já aprovado, o qual possibilita a criação e fusões de novos municípios e tramita atualmente na Câmara Federal, e por versar a proposição de matéria de competência de mais de três Comissões de mérito e com a finalidade de agilizar o processo legislativo, decidiu a mesa diretora da Câmara Federal criar Comissão especial para analisar o já mencionado projeto de lei, a perspectiva é que o mesmo depois de devidamente analisado, seja apreciado pelo plenário nos próximos dias!

ATO DA PRESIDÊNCIA 

Nos termos do inciso II do art. 34 do Regimento Interno, esta Presidência decide criar Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei Complementar nº 137, de 2015, do Senado Federal, que "dispõe sobre o procedimento para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, nos termos do § 4º do art. 18 da Constituição Federal, altera a Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, e dá outras providências". 
A Comissão será composta de 26 (vinte e seis) membros titulares e de igual número de suplentes, mais um titular e um suplente, atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas, designados de acordo com os §§ 1º e 2º do art. 33 do Regimento Interno. 
Brasília, 12 de agosto de 2015. 

EDUARDO CUNHA 
Presidente da Câmara dos Deputados

FONTE: http://www2.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=65840EAA29F0EB128BF56A157B092748.proposicoesWeb2?codteor=1370933&filename=Tramitacao-PLP+137/2015

Flávio Dino e ministro do Desenvolvimento Agrário anunciam ações para a Baixada Maranhense


Governador Flávio Dino e ministro Patrus Ananias entregam título de propriedade a produtora de São Bento. Fotos: Nael Reis/Secom
Governador Flávio Dino e ministro Patrus Ananias entregam título de propriedade a produtora de São Bento. Fotos: Nael Reis/Secom
O governador Flávio Dino lançou no município de São Bento, ao lado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, um conjunto de ações nas áreas de Educação, Agricultura, Regularização Fundiária, Produção, Segurança e Cidadania para os municípios da Baixada Maranhense. A entrega de títulos de regularização fundiária, concessão de terrenos para instalação de sistemas de abastecimento de água, o lançamento do Plano Safra e o anúncio da reforma e ampliação do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foram algumas das ações anunciadas pelo Governo do Estado e Governo Federal para o município de São Bento.
O ministro do Desenvolvimento Agrário lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 para o Maranhão. O Plano Safra apoia o desenvolvimento rural e o fortalecimento da Agricultura Familiar a partir do crédito de R$ 500 milhões. O ministro Patrus entregou ainda 500 títulos rurais e 20 títulos urbanos através do Programa Terra Legal que regulariza áreas que estão em terras federais.
Patrus Ananias elogiou a iniciativa do governador em dar prioridade ao pequeno produtor, mostrando ser sensível às causas sociais e com isso proporcionar desenvolvimento com inclusão. “Acredito no desenvolvimento da agricultura familiar como espaços de vida”, disse o ministro.
Agritec São Bento (4)Governador lança Feiras Agrotecnológicas
Um espaço para troca de experiências, exposição e comercialização de produtos, as Feiras Agrotecnológicas (Agritec) serão realizadas em quatro municípios do Maranhão até o fim do ano e têm como objetivo impulsionar o desenvolvimento da Agricultura Familiar em todo o estado.“Esse era um sonho da região, que esperou muitos anos por políticas de valorização da agricultura na Baixada Maranhense”, disse o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.
Durante o lançamento da Feira Agrotecnológica de São Bento, o governador Flávio Dino anunciou a reforma e ampliação do Campus da Uema em São Bento onde serão investidos mais de R$ 9 milhões para a construção de salas de aula, auditório, alojamento e reformas estruturais. Serão implantados cursos de graduação, na modalidade presencial, em Ciências Agrárias, criando 500 novas vagas para os alunos no primeiro ano.
“O governo investe em duas causas principais: Educação e Produção. Por isso, todas as obras anunciadas hoje dizem respeito a esses dois pontos, pois é por este caminho que o Maranhão se tornará grande, competitivo e com mais justo socialmente”, afirmou o governador Flávio Dino.
No lançamento da Agritec, o ministro Patrus Ananias assinou 30 contratos do Programa Mais Alimentos, do Governo Federal, que concede linha de crédito aos agricultores familiares para investimentos em propriedades rurais. O Selo Quilombos Brasil foi entregue pelo ministro a representantes das comunidades quilombolas do Maranhão que participam da Agricultura Familiar, gerando trabalho e renda.
Como parte da política de ações permanentes de regularização fundiária, o Governo do Estado concedeu terrenos ao município de São Bento, destinados à construção de sistemas de abastecimento de água na zona rural do município. Ainda durante a Feira, o governador Flávio Dino assinou a mensagem do projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa, criando o Programa CNH Rural. O Programa isentará o pagamento da Carteira de Motorista a trabalhadores rurais de baixa renda no estado.
O programa que concedeu duas mil carteiras de habilitação gratuitas aos jovens de escola pública no Maranhão, o CNH Jovem, é agora ampliado aos trabalhadores que residem na zona rural do Maranhão, acima de 21 anos e que tenham no mínimo o Ensino Fundamental completo.
Também marcaram presença no evento o vice-governador Carlos Brandão, o deputado estadual Othelino Neto, o prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira;o secretário nacional de Agricultura Familiar, Onaur Ruano; o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro, professor da Uema, Gustavo Pereira; o delegado geral do MDA no Maranhão,Vicente Mesquita e representantes do Incra, Conab, Iterma, Embrapa, Sebrae, Banco do Brasil, Detran e movimentos sociais Aconerucq, STTR, Fetaema, Fetraf e Miqcb.
A Agritec
Resultado da parceria entre o Governo do Estado, Serviço e Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a 1ª Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnológica do Maranhão (Agritec) segue até sábado (29), em São Bento. O evento deve atrair cerca de 15 mil pessoas nos três dias de realização.
A Agritec de São Bento é a primeira de uma série de quatro feiras de agricultura familiar programadas para este ano. As outras três edições previstas são: uma em Açailândia de 8 a 10 de outubro; outra em Caxias, de 11 a 14 de novembro; e a última em Bacabal de 10 a 12 de dezembro.
O ministro Patrus Ananias e o governador Flávio Dino entre produtores da agricultura familiar da região de São Bento.
O ministro Patrus Ananias e o governador Flávio Dino entre produtores da agricultura familiar da região de São Bento.

Fonte: http://www.ma.gov.br/

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Promoção CLIENTE NOSSO É ASSIM da Auto Center WM. Participe!!!


  

Na Auto Center WM, todo dia é dia do Cliente, mas no mês do cliente, oferecemos a promoção "Cliente nosso é assim" da Auto Center WM. É fácil participar!!!

A cada R$ 200,00 reais em compras ou serviços você ganha o Alinhamento do seu veículo e mais um vale compra de 15%, e não é sorteio você ganha é na hora!!!

Venha participar da promoção Cliente nosso é assim durante o período de 25/08 a 15/09, data que comemoraremos o dia do Cliente.

Mas fique ligado, pois o vale compra terá validade até 30 de setembro.

Promoção e bom atendimento, é na Auto Center WM