sexta-feira, 10 de junho de 2016

População captura assaltante de motos e Polícia Militar ( ROTAM) evita o linchamento.


Ontem no inicio da noite, dois  criminosos assaltam dois cidadãos no centro de Tutóia, tomando de assalto suas motos.

ROTAM


 Os criminosos ao realizarem o delito se evadiram  pela estrada que liga Tutóia a Paulino Neves.

No entanto, alguém avisou imediatamente o acontecido a algumas pessoas  residentes  em Lagoinha, supondo que haveria possibilidade dos bandidos passarem por lá, a informação deixou os moradores em alerta.

Sem demorar, eles  foram avistados já em Lagoinha. cada um, em uma motocicleta, Porém, os meliantes não satisfeito, tentaram assaltar mais um cidadão, o objeto do assalto, também era moto . A vitima foi o Sr. Benedito,  Sargento aposentado da Marinha de Guerra do Brasil, os criminosos deferiram  golpes de faca em seu nele, lesionado-o com um corte no pescoço e outro  no abdômen. A vítima foi levada para Parnaíba - PI  e foi operada, mas segundo seu irmão, o quadro de saúde dele ainda é critico.

Voltando a falar dos bandidos. No momento em que eles tentaram roubar a moto de seu Benedito, e o agredindo. Foram surpreendidos por populares onde houve uma tentativa de  linchamento, um dos bandidos conseguiu fugir o outro foi capturado e amarrado em poste de concreto.


A população indignada por tantos crimes no município e sem nenhuma providência resolveu agir por contra própria.  Por pouco o bandido não foi morto. Foi preciso a ROTAM (Polícia Militar do Maranhão) que chegou ontem na cidade, evitar o linchamento.

O criminoso foi levado ao Hospital Municipal de Tutóia para receber os primeiros socorros. Muitos populares se aglomeraram aos arredores do hospital, e se mostravam revoltados contra a ação delituosa.

Feito o atendimento, a ROTAM conduziu o assaltante até a Delegacia de Polícia Civil do Município de Tutóia.



Segundo  informações preliminares,  o assaltante é  residente da Comunidade Tabual, e seu compassa do Bairro Paxicá, porém, o assaltante capturado é oriundo dos Ananás. Ele se encontra no poder da Polícia.

A Rotam Chegou à cidade, após, um baixo assinado com mais de 700 assinaturas. Assinadas por moradores de Tutóia e Porto de Areia, cobrando por segurança e relatando os acontecimentos atuais. O baixo assinado foi entregue ao advogado Chico Canavieira, que Protocolou o pedido ao Secretário de Segurança do Estado Jefferson Portela. Pedindo ações contra assaltos e roubos e uma Audiência Publica em Tutóia. 

A resposta do veio imediatamente, como mostra o documento abaixo. E a presença da ROTAM no município. 







From: spci2011@hotmail.com
To: chicocanavieira@hotmail.com
Subject: RE: AUDIÊNCIA PUBLICA EM TUTOIA URGENTE
Date: Wed, 8 Jun 2016 22:34:34 +0300

OK

Atenciosamente,
Superintendência de Polícia Civil do Interior - SPCI/DG/SSP/MA.
Favor acusar recebimento.


ESTADO DO MARANHÃO - SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA CIVIL - DELEGACIA GERAL - SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍCIA CIVIL DO INTERIOR
________________________________________________________________________________
Av. dos Franceses,s/nº, Vila Palmeira, CEP.: 65036-283, São Luís/MA - Tel./fax.:3214-3727/3728.


From: chicocanavieira@hotmail.com
To: spci2011@hotmail.com
Subject: RE: AUDIÊNCIA PUBLICA EM TUTOIA URGENTE
Date: Wed, 8 Jun 2016 16:18:15 -0300
OK, acusamos sua resposta. Aguardamos confirmação presença do Sr. Secretário de Segurança Pública na audiência pública dia 15/06/2014 - 4a. feira - às 9:00 das manhã em Tutóia.
Grato, 
Canaveira

From: spci2011@hotmail.com
To: chicocanavieira@hotmail.com
Subject: RE: AUDIÊNCIA PUBLICA EM TUTOIA URGENTE
Date: Wed, 8 Jun 2016 20:41:59 +0300
OK, RECEBIDO

Atenciosamente,
Superintendência de Polícia Civil do Interior - SPCI/DG/SSP/MA.
Favor acusar recebimento.


ESTADO DO MARANHÃO - SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
POLÍCIA CIVIL - DELEGACIA GERAL - SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍCIA CIVIL DO INTERIOR
________________________________________________________________________________
Av. dos Franceses,s/nº, Vila Palmeira, CEP.: 65036-283, São Luís/MA - Tel./fax.:3214-3727/3728.


From: chicocanavieira@hotmail.com
To: spci2011@hotmail.com
Subject: AUDIÊNCIA PUBLICA EM TUTOIA URGENTE
Date: Wed, 8 Jun 2016 13:59:19 -0300
Ao Sr. Secretario de Segurança do Estado do Maranhão.

Dr. Jeferson Portela

URGENTE

                                    Francisco de Assis Canavieira Fonseca, brasileiro, casado, advogado, OAB/MA 10.661, residente na rua Senador Costa Rodrigues, 55, Centro; Raimundo Rodrigues da Costa, brasileiro, casado, profissional liberal, residente na Rua Senador Leite, 164, centro, com RG n 95002412094 SSP/CE; Amarildo dos Santos Silva, brasileiro, solteiro, residente na  Rua Travessa Santa Rita, s/n, Santa Rita, Porto de Areia, com RG nº 55503996-0 SSP/MA e  Ariston Machado Caldas, brasileiro, casado, RG 14441452000-4 SSP/MA, residente à Rua Celso Fonseca, 641, centro, todos residentes neste município bem como os cidadãos abaixo assinados constantes da relação ora acostada, vem expor e requerer o que segue:
1.      Nos últimos quatro meses a cidade de Tutóia (sede) e seus Distritos mais populosos como Porto de Areia, Bom Gosto, Barro Duro e Seriema, sofrem um aumento alarmante da criminalidade especialmente quanto ao roubo de motocicletas, celulares, “saidinha bancária”, lotéricas, postos de gasolina, Correios.
2.      Os roubos de celulares e motocicletas são frequentes  com os bandidos usando armas de fogo abertamente.
3.      A população esta alarmada e com a sensação de que não há qualquer policiamento com a cidade sob o domínio de bandidos.
4.      Como a policia tem priorizado o combate às drogas, o que é aprovado pela população, mas estas ações/prisões  não reduzem o sentimento de abandono da cidade pelo Governo do Estado na área da segurança publica pois tais ações resultam em prisões de pessoas pobres e  jovens.
5.      Os assaltantes não são presos estão agindo livremente.  
6.      Os assaltos e roubos ocorrem ao cair da noite a partir da  19 hs, em locais mesmo movimentados e habitados e até mesmo durante o dia fazendo vitimas jovens, adultos e mulheres;
7.      Policia Militar de Tutóia e a Policia Civil estão com  suas viaturas sucateadas com a situação agravada por absoluta  ausência de recursos para assegurar o abastecimento das mesmas;
8.      Sabemos que o contingente  policial é baixíssimo em relação a população de Tutóia já que temos 60 mil habitantes, mas a principal causa desta realidade de insegurança alarmante tem FOCO NO ABSOLUTO SUCATEAMENTO DAS VIATURAS DAS POLICIAS MILITAR E CIVIL E AUSENCIA COMPLETA IMPOSSIBILITANDO A ATUAÇÃO DAS RONDAS POLICIAIS (PREVENÇÃO).
9.      Evidenciamos que apesar do empenho do Capitão Benildo e do Delegado a ausência completa e incompreensível de estrutura física operacional joga pr terra toda boa vontade que os agentes policiais possuem para combater o crime na nossa cidade.
                        Diante do todo o exposto pedimos ao Sr. Secretário Jeferson Portela ATENÇÃO ao município de Tutóia participando de uma AUDIENCIA PÚBLICA  no dia 15/06/2016 - 4ª. Feira – a partir das 9:00 hs da manhã, no salão paroquial (ao lado da igreja matriz),  com a sociedade civil representada por todos segmento organizados a saber: Sindicato dos Lavradores, Colônia de Pesca e  Sindicatos dos Pescadores, Federação da Associações Comunitárias (mais de 160 associações comunitárias), Sindicatos dos Taxisistas, Associações dos Moto taxistas, Igrejas católicas e evangélicas, CDL, professores, estudantes.
                       Nesta oportunidade relacionamos abaixo as demandas mínimas prioritárias  entre outras  que devem ser solucionadas a ser discutido com V. Excelência objetivando o retorno aos padrões normais anteriormente vividos por nossa sociedade de Tutóia: A sua presença é fundamental.
1)      Assegurar viaturas para a Policia Militar e Civil em condições operacionais. Como o município é extenso assegurar o mínimo de três carros e quatro motos para a Policia Militar;
2)      Assegurar recursos para o abastecimento e manutenção das mesmas;
3)      Aumento do contingente policial Militar;
4)      Quando da ausência do Delegado Titular do município assegurar sempre a presença de um Delegado Substituto (a Delegacia de Policia cobre além de Tutóia, Paulino Neves (80 mil habitantes);
5)      Rondas noturnas sistematicas na cidade de Tutóia e nos Distritos com maior incidência de criminalidade: Porto de Areia, Bom Gosto, Barro Duro, Lagoinha, Tutóia Velha e Seriema; Região dos Jardins e Cajazeiras.
6)      Fixação pelo menos de imediato de dois pontos de fiscalização policial: 1) um ponto na entrada da Cidade (na Barragem) e, 2) um ponto localizado no Barro Duro;
7)      Garantir comunicação eficiente entre os pontos de fiscalização; Destacamento da Policia Militar e Delegacia;
8)      Garantir nos finais de semana e feriados plantão 24 hs na Delegacia e Destacamento da PM.    
Atenciosamente,
Tutóia/MA., 06 de maio de 2016

Francisco de Assis Canavieira Fonseca
OAB/MA 10.661

Raimundo Rodrigues da Costa
CRC/MA 10.721-0

                                                                                               Amarildo dos Santos Silva
                                                                                                  RG nº 55503996-0 SSP/MA 

                                                                                                  Ariston Machado Caldas                                                                             
                                                                                                RG 14441452000-4 SSP/MA

Telefones (wtshap) e email para contatos: (98) 987586878 / 98 999954145
 Email: chicocanavieira@hotmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário