segunda-feira, 12 de setembro de 2016

TUTÓIA: Aluna do Ensino Médio da Escola IEMMA é pré-selecionada para Olimpíada Internacional de Astronomia



Não é novidade que o IEMMa vem projetando o nome de Tutoia no cenário nacional das competições de conhecimento das quais seus alunos participam anualmente. E agora tem a oportunidade de se destacar internacionalmente. Vamos torcer!

E é com alegria que a escola noticia a pré-seleção da aluna MARIA EDUARDA AQUINO SILVA, do 1º Médio, para a Olimpíada Internacional de Astronomia que será realizada na Índia. A pré-seleção aconteceu pela boa nota que a Eduarda alcançou na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, dando-lhe oportunidade de disputar medalha fora do País. A brilhante aluna também passou para a segunda fase este ano, da Olimpíada Nacional de Ciências e da Olimpíada Maranhense de Química, e certamente alcançará mais medalhas. 

O Ensino Médio do IEMMa tem apenas nove meses de funcionamento dos quase seis anos da implantação da escola na cidade de Tutoia. Com recursos didáticos básicos, metodologia sem enfeites, profissionais compromissados, e um material didático de primeira linha, as aulas acontecem com o principal objetivo que é a aprendizagem dos alunos. A rotina de estudos é como se diz: 'puxada', entretanto com disciplina, boa vontade e organização tanto professores quanto alunos alcançam resultados positivos.

Transpondo obstáculos diversos, enfrentando as dificuldades comuns a escolas jovens, o IEMMa por meio de uma metodologia simples, executada pelos professores e incorporada por pais e alunos, promove diariamente um ensino forte, consistente, que alcança as dificuldades e as superações dos alunos, como também estimula aqueles com altas habilidades. O que é um trabalho engenhoso, o que significa que nem sempre as coisas acontecem como esperamos, mas comprova que insistência, humildade, capacidade de recomeçar e consertar, são bons aliados. Assim, a escola vem se tornando referência de boa educação em Tutoia e com limitados recursos faz história, estando de igual para igual entre renomadas e tradicionais escolas brasileiras.

Desde quando estreou na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA, a escola, por meio da dedicação dos professores-orientadores e do brilhantismo de seus alunos, vem ora se classificando para fases seguintes, ora sendo premiada com medalhas para os que obtêm os melhores desempenhos. 

A preparação para essas Olimpíadas são parte do currículo do IEMMa e já são programadas no início do ano e inseridas nos planos de aula dos professores responsáveis ao longo dos meses.

O IEMMa já obteve bons resultados na OBA – cuja participação rende anualmente dezenas de medalhas aos alunos; participou das duas fases da Olimpíada de Geografia – Viagem do Conhecimento com boas notas; em 2013, a maior nota da Olimpíada Brasileira de Química Jr no Maranhão, foi de uma aluna do 9º ano; em 2014, três alunos do 9º ano foram em comitiva com professores para serem premiados em Fortaleza, também na OBQJr, com direito à matéria publicada no site do G1; agora 2016, a galerinha do Fundamental já foi agraciada com medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática; além disso há expectativas de mais premiações ainda neste ano.

Esses feitos são possíveis quando os seguimentos fundamentais da escola, professores-famílias-alunos, se envolvem e aceitam o desafio de cumprir cada um com suas atribuições em nome de um fim maior que é o sucesso na aprendizagem. Assim, todos aprendem. Assim, todos ganham.



Assessoria IEMMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário