sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Culminância do Projeto "Dicas de Português" da Escola Monsenhor Pedro Santos / Tutóia-MA





UNIDADE INTEGRADA MONSENHOR PEDRO SANTOS BAIXÃO DO MURICI  TUTÓIA - MA

PROJETO “DICAS DE PORTUGUÊS” – 2016


1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Unidade Integrada Monsenhor Pedro Santos
Gestora Geral: Iranilde Silva Santos
Gestora Adjunta: Leila Alves dos Santos
Professor Responsável: José Ribamar Costa de Oliveira Filho
Tema: Língua Portuguesa.
Publico Alvo: Alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental.
Duração: 16 de Setembro a 14 de Outubro de 2016. 

2. JUSTIFICATIVA

 Em virtude da grande importância da Língua Portuguesa em nosso dia a dia, o presente Projeto “Dicas de Português” justifica-se pela necessidade de conhecermos melhor o Português, a língua que falamos desde os nossos primeiros dias até o fim de nossas vidas. O projeto trata-se, portanto de oportunizar aos alunos do 9° Ano do Ensino Fundamental situações de ensino aprendizagem voltadas para dificuldades de escrita, leitura e emprego de palavras, assim conscientizando também sobre o respeito, o falar e escrever corretamente, para que possam conhecer e explorar a diversidade, as diferenças e semelhanças da Língua Portuguesa, sempre levando os mesmos a desenvolver o interesse, a curiosidade e habilidades necessárias e corretas para uma boa comunicação e mais segurança ao ingresso no Ensino Médio. 

3. OBJETIVOS

  Compreender os fatos históricos sobre a Língua Portuguesa;  Reconhecer palavras derivadas de outras línguas;  Identificar as novas regras do acordo ortográfico;  Ressaltar a importância da Língua Portuguesa;  Incentivar o domínio a norma culta da Língua Portuguesa;  Distinguir o uso de algumas palavras através das “Dicas de Português”;  Produzir textos utilizando a ortografia corretamente;  Participar ativamente dos jogos propostos;  Propor uma interação com as outras turmas através de uma culminância. 

4. METODOLOGIA

A metodologia proposta é aberta, pesquisada, democrática, crítica e dialógica, durante as aulas normais da disciplina de Português, assim também  proporcionando discussões em subgrupos, procurando salientar as ideias e críticas construtivas, sobre as atividades propostas neste projeto. 

5. DESENVOLVIMENTO (ATIVIDADES E TECNICAS DIDÁTICAS)
  
Apresentação de fotos, vídeos e/ou slides sobre a história da Língua Portuguesa;  Conversa informal sobre a origem de palavras portuguesas derivadas de outras línguas;  Confecção de álbum seriado com as mudanças ocorridas na Língua Portuguesa;  Conscientização do uso correto de algumas palavras;  Exposição de Cartazes com Dicas de Português;  Produção de textos;  Jogo Torta na Cara;  Soletrando; Confecção de um mural para culminância apresentando as atividades desenvolvidas. 

6. RECURSOS
  EVA, TNT, cartolinas, papel peso 40, xerox, pincéis, revistas, cola, tesoura, DVD, TV, Notebook, livros e fotos. 

7. CULMINÂNCIA

 Encerramento com um dia de exposição dos resultados das atividades propostas no projeto.






É importante ressaltar que um projeto como este contribui para  com que o  aluno perceba o quanto a língua portuguesa é diversa e rica, seja nas suas formas de ler, de escrever, de pronunciar e etc.  Ela é essencial para que possamos difundir nossos conhecimentos, nossa  cultura e identidade. A profunda-se nos conhecimento da língua portuguesa  é ter o domínio de aplica-la nas suas mais diversas formas.


A língua é rica e múltipla de possibilidades. Atualizá-la em função das exigências do momento da comunicação é nossa tarefa e nosso desafio.

Projetos desta natureza enriquecem todos que estão inseridos direto ou indiretamente em um ambiente educacional. Neste contexto, os alunos, os professore e a direção da Escola  Unidade Integrada Monsenhor Pedro Santos, localizada na comunidade Baixão do Murici no município de Tutóia,  estão de parabéns pela realização do projeto.

A culminância do projeto foi realizado com o envolviemnto de todas as turmas da Escola Unidade Integrada Monsenhor Pedro Santos.












Professor Responsável: José Ribamar Costa de Oliveira Filho  e seus alunos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário