UNIDADE
INTEGRADA MONSENHOR PEDRO SANTOS BAIXÃO DO MURICI TUTÓIA - MA
PROJETO
“DICAS DE PORTUGUÊS” – 2016
1. IDENTIFICAÇÃO
Escola: Unidade Integrada Monsenhor Pedro
Santos
Gestora Geral: Iranilde Silva Santos
Gestora Adjunta: Leila Alves dos Santos
Professor Responsável: José
Ribamar Costa de Oliveira Filho
Tema: Língua Portuguesa.
Publico Alvo: Alunos do 9° Ano do Ensino
Fundamental.
Duração: 16 de Setembro a 14 de Outubro de
2016.
2. JUSTIFICATIVA
Em virtude da grande importância da Língua
Portuguesa em nosso dia a dia, o presente Projeto “Dicas de Português” justifica-se pela necessidade de conhecermos
melhor o Português, a língua que falamos desde os nossos primeiros dias até o
fim de nossas vidas. O projeto trata-se, portanto de oportunizar aos alunos do
9° Ano do Ensino Fundamental situações de ensino aprendizagem voltadas para
dificuldades de escrita, leitura e emprego de palavras, assim conscientizando
também sobre o respeito, o falar e escrever corretamente, para que possam
conhecer e explorar a diversidade, as diferenças e semelhanças da Língua
Portuguesa, sempre levando os mesmos a desenvolver o interesse, a curiosidade e
habilidades necessárias e corretas para uma boa comunicação e mais segurança ao
ingresso no Ensino Médio.
3. OBJETIVOS
Compreender os fatos históricos sobre a Língua
Portuguesa; Reconhecer palavras
derivadas de outras línguas; Identificar
as novas regras do acordo ortográfico; Ressaltar a importância da Língua Portuguesa; Incentivar o domínio a norma culta da Língua
Portuguesa; Distinguir o uso de algumas
palavras através das “Dicas de Português”; Produzir textos utilizando a ortografia
corretamente; Participar ativamente dos
jogos propostos; Propor uma interação
com as outras turmas através de uma culminância.
4. METODOLOGIA
A
metodologia proposta é aberta, pesquisada, democrática, crítica e dialógica,
durante as aulas normais da disciplina de Português, assim também proporcionando discussões em subgrupos,
procurando salientar as ideias e críticas construtivas, sobre as atividades
propostas neste projeto.
5. DESENVOLVIMENTO (ATIVIDADES E TECNICAS DIDÁTICAS)
Apresentação de fotos, vídeos e/ou slides
sobre a história da Língua Portuguesa; Conversa informal sobre a origem de palavras
portuguesas derivadas de outras línguas; Confecção de álbum seriado com as mudanças ocorridas
na Língua Portuguesa; Conscientização do
uso correto de algumas palavras; Exposição de Cartazes com Dicas de Português; Produção de textos; Jogo Torta na Cara; Soletrando; Confecção de um mural para
culminância apresentando as atividades desenvolvidas.
6. RECURSOS
EVA,
TNT, cartolinas, papel peso 40, xerox, pincéis, revistas, cola, tesoura, DVD,
TV, Notebook, livros e fotos.
7. CULMINÂNCIA
Encerramento com um dia de exposição dos
resultados das atividades propostas no projeto.
É importante ressaltar que um projeto como este contribui para com que o aluno perceba o quanto a língua portuguesa é diversa e rica, seja nas suas formas de ler, de escrever, de pronunciar e etc. Ela é essencial para que possamos difundir nossos conhecimentos, nossa cultura e identidade. A profunda-se nos conhecimento da língua portuguesa é ter o domínio de aplica-la nas suas mais diversas formas.
A língua é rica e múltipla de possibilidades. Atualizá-la em função das exigências do momento da comunicação é nossa tarefa e nosso desafio.
Projetos desta natureza enriquecem todos que estão inseridos direto ou indiretamente em um ambiente educacional. Neste contexto, os alunos, os professore e a direção da Escola Unidade Integrada Monsenhor Pedro Santos, localizada na comunidade Baixão do Murici no município de Tutóia, estão de parabéns pela realização do projeto.
A culminância do projeto foi realizado com o envolviemnto de todas as turmas da Escola Unidade Integrada Monsenhor Pedro Santos.
Professor Responsável: José
Ribamar Costa de Oliveira Filho e seus alunos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário