sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Felipe Camarão e Rossini Corrêa são eleitos para o IHGM



São Luís – No dia 26 de outubro, em Assembleia Geral, em segunda convocação, às 18:30, na sede do Instituto histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM), foram eleitos para integrarem os quadros desta instituição, o professor, advogado, jurista e pesquisador maranhense, radicado em Brasília, Rossini Correa, como Sócio Correspondente  e o advogado e Secretário de Educação do Estado do Maranhão, Felipe Camarão, como Sócio Efetivo, para ocupar a cadeira de n.º 13, Patroneada por Raimundo José de Souza Gayoso.

A indicação do advogado, professor e Secretário Felipe Camarão foi feita pelo membro efetivo e promotor de justiça, Dr. Ronald Pereira que após a aprovação pela Comissão especifica, designada pelo presidente para analisar e emitir parecer, obteve aprovação pela plenária da Assembleia Geral. O jurista e escritor, Rossini Correa, teve a indicação do sócio efetivo e membro do Conselho Fiscal do IHGM, Dr. João Batista Ericeira, que foi submetida ao mesmo tramite até a aprovação final em Assembleia.

Biografias e Currículos dos novos membros 

Felipe Camarão

Carioca, nascido no Rio de Janeiro a 31 de dezembro de 1981, filho dos médicos Louis Phillip Moses Camarão e Rita Costa Camarão; neto paterno de Felipe Reis Camarão e Jean Moses Camarão; materno de Bráulio Costa e Tereza Costa, Felipe Costa Camarão, formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, “cidadão maranhense”, aceita e aprovada pela maioria absoluta dos pares da Assembléia Legislativa do Maranhão.

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Procurador Federal. Professor Assistente do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão - UFMA e do Curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. É autor de vários artigos acadêmicos na área do Direito em revista especializadas e colaborador em inúmeras coletâneas. 

Assim que foi informado da aprovação do seu nome como membro efetivo do IHGM, externou Camarão nas redes sociais: “Acabo de receber notícia q meu nome foi aprovado p/unanimidade em Assembleia Geral Ordinária do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão”. [...] Com orgulho, irei ingressar nos quadros do IHGM para ocupar a cadeira de n. 13, patroneada por Raimundo José de Souza Gayoso.”

Gayoso: patrono da cadeira de N.º 13

Nasceu em Buenos Aires na Argentina em 1747, filho de JOÃO HENRIQUE DE SOUZA e MICAELA JERÔNIMO GAYOSO.  Estudou na França e na Inglaterra onde se formou na área financeira. Raimundo José residiu no Maranhão em Cachoeira Grande.  Seu pai João Henrique de Souza foi tesoureiro do erário Português onde foi acusado de desvios de verbas e foi degredado para o Maranhão por 5 anos.  Ao conseguir comprovar sua inocência, o Príncipe Dom José o nomeou Tenente-Coronel do Regimento de Milícias de Caxias. No Maranhão casou-se com Anna Rita de Souza Gayoso das famílias Gomes de Souza e Vieira da Silva. Deixou várias obras como “Compêndio histórico-político dos princípios da lavoura do Maranhão”.  Obra publicada por sua esposa Dona Ana Rita em 1818 e dedicada a Dom José e “Memória histórico-apologética da conduta do Bacharel Antônio Leitão Bandeira”, publicada em 1785. (LABIDI, 2012)

Rossini Corrêa 

Nascido em São Luís do Maranhão, em 8 de setembro de 1955, JOSÉ ROSSINI CAMPOS DO COUTO CORRÊA é advogado, formado pela Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP. Possui Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Direito, além de mais de 20 Doutoramentos Honorários. É também Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Sociais; Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciências da Religião; Doutor e Pós-Doutor em Teologia e em Política Internacional e Comparada. 

Pertence à Academia Brasiliense de Letras-ABL; à Academia Brasileira de Teologia-ABT; à Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais-ACLA; à Academia de Letras Machado de Assis-ALMA; à Sereníssima Academia Agostiniana-SAA; e à Associação Nacional de Escritores-ANE. Rossini Corrêa é Cidadão Honorário de Brasília, com mais de 35 livros publicados, dentre os quais se destacam: Saber Direito-Tratado de Filosofia Jurídica; Jusfilosofia de Deus; Crítica da Razão Legal; Bacharel, Bacharéis: Graça Aranha, discípulo de Tobias e companheiro de Nabuco; Teoria da Justiça no Antigo Testamento; José Américo, o Jurista; Política Externa Independente: contribuição critica à história da diplomacia nacional; O Liberalismo no Brasil: José Américo em perspectiva; Brasil Essencial: para conhecer o país em cinco minutos; O Bloco Bolivariano, a Globalização da Solidariedade: bases para um contrato social universalista, Formação Social do maranhão: o presente de uma arqueologia, entre outros.

Via Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário