sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Pesquisa revela que Shakespeare é mais popular no Brasil que no Reino Unido


Os ecos do dramaturgo pelo mundo 400 anos após sua morte
shakespeare-in-love


O poeta, dramaturgo, ator e mais influente escritor do idioma inglês, deixou esta vida há 400 anos, mas continua tendo muita influência no mundo e na economia do Reino Unido. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo British Council e conduzida pela YouGov, internacionalmente Shakespeare é amplamente conhecido, admirado, entendido e ainda considerado relevante.
O relatório questionou 18.000 entrevistados em 15 países e o bardo provou ser mais popular fora do Reino Unido (65%) do que no país em que nasceu (59%). Em termos de sua contribuição para a reputação e influência do Reino Unido em todo o mundo, Shakespeare foi mais apreciado e compreendido em muitos países de economias emergentes, que têm um forte impacto sobre a estabilidade do Reino Unido. Estes incluem Índia, México, Brasil, Turquia, África do Sul e China. Cerca de 84% dos brasileiros dizem que Shakespeare é relevante para o mundo hoje, contra 57% dos britânicos. E a influência de Shakespeare está presente no Brasil pela obra de seu maior escritor, Machado de Assis.
Países‘Gosta de Shakespeare’‘Entende Shakespeare’
Índia89%83%
México88%80%
Brasil87%79%
Turquia79%77%
Africa do Sul73%71%
China68%53%
Histórico do dramaturgo
Shakespeare viveu 51 anos, nasceu e morreu em Strattfort-upon-Avon (Inglaterra), teve três filhos e escreveu 38 peças. Seu trabalho, inicialmente foi focado em gêneros como comédia e eventos e/ou personagens históricos, porém foi só mais tarde que ele deu ao mundo suas tragédias e, por fim, escreveu tragicomédias e romances. Conheça algumas de suas principais obras no acervo da Estante Virtual!

A mais famosa história de amor da dramaturgia universal numa versão de leitura acessível e prazerosa. Eles viveram na Itália do século XVI, mas você poderia reconhecer traços de Romeu, ou de Julieta, em muitos jovens da cidade grande desafiando leis e costumes para viver uma paixão proibida.A trama de Romeu e Julieta, primeira grande tragédia de William Shakespeare, é baseada em fatos ocorridos na própria cidade de Verona. Outros escritores, antes do bardo inglês, criaram enredos inspirados no destino dos dois jovens amantes que viveram um amor proibido de desfecho trágico devido à rivalidade das famílias Montechcchio (de Verona) e Capuleto (de Cremona). Mas nenhuma versão se compara à de Shakespeare que transformou uma história, aparentemente corriqueira em termos literários, numa obra-prima de dimensão universal.



romeu-e-julieta-william-shakespeare
Clique na imagem e confira na Estante Virtual


Hamlet é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601. A peça, passada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai Hamlet, o rei, executando seu tio Cláudio, que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a mãe de Hamlet. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traição, vingança, incesto, corrupção e moralidade.


hamlet
Clique na imagem e confira na Estante Virtual


Na Atenas da Antiguidade, Helena ama Demétrio, que ama Hérmia, que ama Lisandro, que também a ama. O velho Egeu, pai de Hérmia, quer que ela se case com Demétrio. A moça decide fugir com Lisandro, e os dois marcam um encontro em um bosque. Só que no local vivem duendes, elfos e fadas, que usam poções mágicas para encantar, confundir e aproximar casais apaixonados, causando bastante confusão.


Sonho-de-uma-noite-de-verão-shakespeare
Clique na imagem e confira na Estante Virtual


Uma história de traição, vingança e paixão. O velho Rei faz doação em vida de todos seus domínios às três filhas e é imediatamente relegado ao abandono, lhe restando apenas o amor de sua filha Cordélia.


rei lear
Clique na imagem e confira na Estante Virtual


Macbeth é um general do exército escocês muito apre­ciado pelo seu monarca, o rei Duncan, por sua lealdade e seus préstimos guerreiros. Um dia, ele e Banquo, outro general, são abordados por três bruxas, que fazem os seguintes vaticínios: Macbeth será rei; Banquo é menos importante, mas mais pode­roso que Macbeth; e os filhos de Banquo serão reis. Macbeth não compreende as confusas palavras das aparições, mas elas calam fundo dentro de si. Ele relata o estranho encontro para a mulher, Lady Macbeth – uma das mais perfeitas vilãs da lite­ratura –, que, ambiciosa, exerce seu poder sobre o marido, levando-o a cometer o gesto fatal de traição ao rei que desencadeará a tragédia dos dois e uma reviravolta na corte.


macbeth
Clique na imagem e confira na Estante Virtual


Via Estante Virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário