quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Jhonatan Almada é empossado membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; historiador ocupa cadeira que pertenceu a Vieira da Silva


Em cerimônia realizada na noite desta segunda (19) no auditório Joaquim Gomes de Souza do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em São Luís, o professor e historiador Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada foi empossado membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Jhonatan Almada, que é secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo Flávio Dino, passou a ocupar a cadeira de número 23, patroneada por Luís Antônio Vieira da Silva. “O Instituto recebe este novo sócio – um jovem historiador, promissor, que tem dado grande contribuição para o desenvolvimento do Maranhão – com grande satisfação. Ele vem para agregar e somar com o IHGM. É uma noite de grande regozijo para os membros do Instituto”, disse o presidente do IHGM, professor Euges Lima.
Em seu discurso, o empossado apresentou breve resumo da vida de Vieira da Silva, ressaltando que seu patrono foi um membro da elite imperial com passagens pela literatura, o direito e a política do Brasil, alcançando o Senado do Império e se tornando visconde. “O relevante é que sua vida cobre o arco que vai da Independência até o fim do Império e a Proclamação da República, o que lhe permitiu perceber os debates mais importantes que se travaram no País do ponto de vista da política, tais como o que ocorreu sobre a escravidão”, explicou Almada.
Ainda durante o discurso, Jhonatan Almada disse que se sente honrado por integrar o IHGM e apresentou um plano de trabalho, por meio do qual afirmou que vai resgatar e analisar Vieira da Silva enquanto político e sua obras. A ideia é, com isso, possibilitar uma melhor compreensão do patrono, mostrar como se situa no Império do Brasil e na elite imperial.
“Apresentar um programa de trabalho na posse é um fato inusitado. É algo salutar, e digo que deveria ser edificante, no sentido de que o exemplo se repita”, pontuou o presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, João Batista Ericeira, padrinho do empossado.
Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (IHGC), o desembargador aposentado Arthur Almada Lima, que participou da cerimônia de posse, comentou que ‘é muito bom ver caxienses como Jhonatan Almada serem reconhecidos pelo IHGM’. “Caxias está orgulhosa, pois mais um filho seu vai ocupar o panteon.”
Passava das 20h quando Jhonatan Almada leu o “Compromisso” e recebeu das mãos do presidente do IHGM, Euges Lima, o diploma e fez sua leitura. O professor Raimundo Palhano fez a entrega do colar ao empossado. O próximo compromisso do historiador Jhonatan Uelson Pereira Sousa de Almada está previsto para o início do primeiro trimestre de 2017, em Caxias, sua terra natal, onde vai tomar posse como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias. Jhonatan Almada foi eleito em assembleia geral por unanimidade, ele vai ocupar a cadeira que pertenceu a Luís Abreu Sobrinho, jornalista, poeta e político.
Registro de presença
Participaram da cerimônia preparada pelo Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) o presidente do Instituto, o professor Euges Lima; o presidente da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, o senhor João Batista Ericeira (padrinho do empossado); o presidente do Instituto da Cidade Pesquisa e Planejamento Rural e Urbano, o senhor José Marcelo do Espírito Santo, que na ocasião representou o prefeito municipal de São Luís, o senhor Edivaldo Holanda Júnior; o desembargador aposentado e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, o senhor Arthur Almada Lima; e o senhor Edilson Baldez, presidente da Fiema – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão.
O IHGM registrou a presença do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), senhor Alex Oliveira; do pró-reitor de Planejamento e Gestão do Iema, o senhor Emanuel Denner; da chefe de gabinete da Secti, a senhora Eneida Erre; de gestores e professores do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), dentre outros.


SECTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário