domingo, 31 de janeiro de 2016

Vem ai!!! A melhor Gastronomia Tutoiense. Restaurante Delícias da Maricota


WM AUTO CENTER BOSH CAR SERVICE




O Restaurante Delícias da Maricota funcionará na rua Nazaré, próximo a secretaria de educação. 



Em breve a inauguração!  

Crime bárbaro em Tutóia-MA


WM AUTO CENTER BOSH CAR SERVICE


Homem é assassinado no povoado São Carlos no 

município de Tutoia

imagem ilustrativa 

Sexta-feira  (29), um homem conhecido como Riba, residente no bairro Paxicá, foi assassinado com arma de fogo no povoado São Carlos no município de Tutoia-MA. Segundo informações de populares, Riba se deslocava até uma roça de sua propriedade, quando o próprio sobrinho teria efetuado um disparo ceifando sua vida.
Comenta-se que a motivação do crime se deu por conta de disputa de terras.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Motoristas não receberam pagamentos e ameaçam parar transporte de alunos do Ensino Médio em Tutóia


Diante da situação do não pagamento muitos motoristas que foram contratados pela prefeitura de Tutóia - que firmou acordo com o governo do estado para pagar o transporte de alunos do Ensino Médio - estão sem receber.


Segundo Fábio Rondon o estado não repassou o recurso por falta de uma contrapartida que não foi cumprida pelo município de Tutóia.

Diante da situação o presidente da associação de moradores do povoado Curralinho - que há meses iniciou uma luta em prol dos alunos do Ensino Médio protocolou na semana passada um documento solicitando providências, veja o documento.

Via blog do Elivaldo Ramos

domingo, 10 de janeiro de 2016

MENINO "IAGO MARTINS" NECESSITA DE AJUDA URGENTE. TUTÓIA



Criança de 6 anos, filho de pais pobres precisa retornar a capital maranhense


             Padre Alaor visita "Iago Martins"



Depois de realizar uma cirurgia na cabeça para extrair um tumor maligno, o garoto IAGO MARTINS, tem passado por muitas dificuldades pela falta de condições financeiras dos pais.


Família, amigos, professores tem se mobilizados para ajudar o pequeno garoto mas não tem sido fácil, conseguir manter por alguns aspectos de vida que se encontra a própria família. Já que seu tratamento necessita de medicações caríssimas, internações, médicos, despesas de transporte, alimentação.


Seu tratamento com datas marcadas precisam ser retornados para outra cirurgia na cabeça onde os médicos que acompanham o estado de saúde do garoto, orientaram a família que é um momento bastante delicado essa segunda fase.


Várias pessoas que conhecem a rotina de vida de seus pais, estão em cordão de oração para o próximo desafio do menino IAGO MARTINS, de Tutóia que é estudante em uma das escolas públicas do município. AJUDE! CONTATOS: Mãe da criança Sra. Lourdinha988359513 ou para Professora e amiga da família. 988560953(whatsApp).

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Governo divulga lista de comércios habilitados a participar do ‘Bolsa Escola’






A primeira remessa dos cartões bolsa escola já foi empacotada e endereçada aos 30 municípios maranhenses de menor IDH. Foto: Honório Moreira/Sedes

A primeira remessa dos cartões bolsa escola já foi empacotada e endereçada aos 30 municípios maranhenses de menor IDH. Foto: Honório Moreira/Sedes
O Governo do Maranhão habilitou 655 estabelecimentos comerciais para a venda de material escolar, inclusive fardamentos e calçados, aos beneficiários do Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). O programa vai beneficiar mais de 1 milhão de estudantes da rede pública de ensino com idades entre 4 e 17 anos. O recurso em cota única para a compra de material escolar pode ser usado a partir do próximo dia 10 janeiro e, à proporção que os cartões forem recebidos, e desbloqueados, os beneficiários terão 90 dias para realizar a compra dos produtos nos estabelecimentos credenciados pelo Governo do Estado.
Nos últimos meses, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) organizou uma força-tarefa para mobilizar o comércio local em todo o estado e agilizar o processo de cadastramento das empresas interessadas no programa. O secretário Neto Evangelista explicou que nesse processo 842 estabelecimentos foram cadastrados e 655 foram considerados aptos a vender o material escolar para o beneficiários do Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). Os outros 183 estão em processo de análise.
“Trabalhamos com afinco para garantirmos a execução plena desse importante programa estadual de transferência de renda, que vai proporcionar mais dignidade aos nossos alunos da rede pública de ensino, propiciando a eles a oportunidade de adquirirem materiais escolares de qualidade e que lhes ajudarão em sua jornada escolar. Além de fortalecer a economia local por meio da circulação de recursos nos pequenos comércios”, afirmou Neto Evangelista.
A relação de todos os estabelecimentos já habilitados está disponível no site oficial do programa (http://www.bolsaescola.sedes.ma.gov.br./site/)
Entrega dos cartões do Bolsa Escola
Os primeiros cartões de débito do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), com o qual os beneficiários farão a compra do material escolar, foram encaminhados nesta quarta-feira (30) para famílias contempladas dos 30 municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo a secretária adjunta de Renda e de Cidadania da Sedes, e coordenadora estadual do Programa Bolsa Escola (Mais Bolsa Família), Ana Gabriela Borges, durante o mês de janeiro os cartões chegarão aos beneficiários no endereço registrado no Cadastro Único (CadÚnico) – o cadastro de programas sociais do Governo Federal.
“A Sedes vai  monitorar o processo de recebimento dos cartões e, caso em algum município o registro de recebimento esteja baixo, vai realizar ações conjuntas com os Correios, principalmente na zona rural desses municípios, para garantir que a entrega dos cartões seja efetivada de fato. Os cartões que os Correios não conseguirem entregar por algum motivo, permanecerão na empresa por 90 dias”, explicou Ana Gabriela Borges.
Para desbloquear o recurso, depois que receber o cartão, o beneficiário deve ligar para o número 0800 da Ouvidoria. O número completo será informado na carta que acompanha o cartão Bolsa Escola.
“Os cartões recebidos e desbloqueados terão o crédito disponível durante três meses. É muito importante também que as famílias guardem essa carta, pois o documento contém informações essenciais sobre a operacionalização do programa, bem como o cartão que terá saldo anualmente”, destacou o secretário do Desenvolvimento Social, Neto Evangelista.



segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016 Municípios têm até 31 de janeiro para adesão ao Brasil Alfabetizado


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) alerta gestores municipais para o prazo de adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do governo federal, que encerra no dia 31 de janeiro de 2016. O programa é realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com os estados e municípios, com o foco na alfabetização de jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados. A adesão pode ser feita no endereço eletrônico:
http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br/login.php?acesso=sim

De acordo com a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, a partir da adesão ao PBA, o município desenvolverá ações de alfabetização, garantindo o direito à cidadania plena, a partir da inclusão social de jovens, adultos e idosos. “A alfabetização impacta diretamente na melhoria dos indicadores de desenvolvimento humano e essa é uma das metas do Governo do Estado”, destacou.

Para receber recursos do governo federal, os municípios devem aderir ao Brasil Alfabetizado e informar o número de novas matrículas e de turmas. O objetivo dessa iniciativa é universalizar a alfabetização e abrir oportunidades de acesso à educação nos demais níveis — ensino fundamental, ensino médio e profissional e à educação superior.

Gestores municipais que optarem para fazer adesão ao PBA, por intermédio da Seduc, devem acessar o portal da secretaria (www.educacao.ma.gov.br), a partir do dia 11 de janeiro, e clicar na imagem “Mobilização pela Alfabetização”.

Mais informações podem ser obtidas através da Resolução CD/FNDE Nº 08/2015  e na Supervisão de Jovens e Adultos da Seduc, pelos telefones: (98) 3218 2367/ 3227 4447.

Seduc-MA

sábado, 2 de janeiro de 2016

Biólogo critica o pós festa de virada de ano na orla maritima em Tutóia


Texto de por Alexadre Lago

Meu amigo. Pense num perigo aqui na praia da Barra. Muita garrafa de vidro quebrada e caco de vidro enterrado na areia.
Perigoso demais.

Infelizmente parece que a cidade e o poder público ainda não atentaram para a importância de se preparar para receber bem os turistas.

São 13:40h, aqui na praia uma sujeira tremenda da ressaca da festa.

Se organizou a festa deveria ser pensado, também, na estratégia pós festa - limpeza da área, afinal, os turistas ainda estão na praia e, vendo toda essa sujeira e inércia do poder público em fazer a limpeza. O interessante seria uma parceria com as pessoas que estavam instaladas ontem a noite na área da pousada embarcação, comercializando bebidas, alimentos e oferecendo entretenimento para ao término, fazer a limpeza.

Me sinto triste duplamente: como biólogo, ambientalista e, como cidadão tutoiense, que hoje me sinto de coração. É importante o poder público rever os erros e adotar um mecanismo que previna tal situação e, ofereça um atrativo de qualidade aos visitantes.

Quanto ao trânsito de Tutoia, ontem à noite faltou a presença da Guarda Municipal de Trânsito para disciplinar e organizar na rua Magalhães de Almeida e, adjacências na hora de estacionar os veículos. Havia uma desorganização geral.

Também faz- se necessário a presença do poder público no ordenamento do trânsito nos eventos futuros.

Ainda vejo jovens fazendo manobras arriscadas em motos e carros na praia, pondo em risco a sua vida e, a vida de outros.





2016 A TRADICIONAL FESTA NA PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM


via blog do Jorge Santos


A TRADICIONAL FESTA DIA NA PRAIA DE LIBERDADE REÚNE MAIS DE 5 MIL PESSOAS.

A tradicional festa na praia da liberdade completa 18 anos de pura diversão e alegria. Uma das maiores festa da região reuniu este ano mais de 5 mil pessoas. A cada ano que passa a festa vem ganhando força e publico, pra ficar melhor ainda só falta o apoio e incentivo da prefeitura municipal de Tutóia..

A festa começa na praia a partir de meio dia e vai até as 22:00 horas no bar maré alta, atlântico clube e clube no barra.

 VEJA AS IMAGENS

PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
RUA DA  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  RUA DA PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
 RUA DA  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  RUA DA PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
 RUA DA  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  RUA DA PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
 ESCADÃO DE ACESSO A PRAIA 
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  ESCADÃO DE ACESSO A PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
      PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
                                                   ESCADÃO DE ACESSO A PRAIA
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
  PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
                                               PRAIA DA LIBERDADE - JARDIM
                                                               RUA DA PRAIA
                                      SHOW DO ZÉ GATÃO NO BAR MARÉ ALTA
                                                ZÉ GATÃO FAZENDO A FESTA