sábado, 30 de julho de 2016

Professora Nazaré Sousa, liderança feminina em Tutoia e pre-candidata a vereadora.


Caros companheiros,ontem foi a convenção do meu partido.Só venho reafirmar a toda sociedade que sou pré-candidata a vereadora nas eleições de 2016 e dizer que esse ano é o ano da mudança.Vamos renovar,chega de atraso no nosso município e podem ter certeza que estarei defendendo uma sociedade justa e igualitária para todos nós!

Profª Nazaré Sousa

DESTACAMENTO POLICIAL MILITAR DE TUTOIA ESTOURA DESMANCHE DE MOTOS





Dia 27/07/2016 (quarta-feira) Policiais Militares da cidade de Tutoia - MA, após denúncia de um roubo de uma moto Honda 150 Titan de cor branca, efetuaram diligências e com auxilio de populares, acabaram encontrando um local que funcionava como desmanche de motos, no interior da residência havia uma moto sendo desmontada.

O acusado evadiu-se do local ao avistar a equipe de Policiais, foi apreendida uma moto Bros de cor preta, além de várias ferramentas, 03 capacetes, uma porção de Maconha, uma grande quantidade peças de outras motos, todo o material apreendido foi entregue na delegacia de Policia civil da cidade de Tutoia, para as providencias cabíveis

Fonte: Folha do Delta

Faleceu mais uma vitma do acidente ocorrido com o grupo cultural TRIBO INDÍGENA de Cajazeiras


Faleceu o jovem DENÍLSON FREITAS, mais uma vítima do trágico acidente que ocorreu ontem sexta feira (29) com o grupo de dança TRIBO INDÍGENA de Cajazeiras

. Com o falecimento soman-se  para 4 o número de vítimas fatais.


Momento de solidariedade as vitimas da tragédia que aconteceu ontem (29 ) com o grupo cultural Tribo Indígena de Cajazeiras


  Um grande número de pessoas se reuniram nesta noite na praça de eventos ( Avenida Paulino Neves) pra prestar homenagens as vítimas do trágico acidente ocorrido na manhã de hoje com o Grupo de dança TRIBO INDÍGENA. entre essas pessoas estavam componentes de outros grupos culturais, grupos religiosos e outras pessoas que fizeram questão de prestarem seu apoio, após as homenagens na praça o grupo seguiu para a igreja matriz ( católica ) onde o padre ALAÔ fez pregação de palavras de reflexão, conforto e orações.
  Deixo aqui meus sentimentos aos amigos e familiares das vítimas. É como foi colocado na pregação QUEM TEM FÉ NÃO MORRE.

Texto e imagem: Francisco Lemos

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Convenção do PCdoB e partidos aliados em Tutóia-MA



A convenção do PCdoB e partidos aliados aconteceu hoje (29) na escola Casemiro de Abreu em Tutóia.

A convenção consolidou a união dos pré-candidatos Chico Canavieira e Dr. Francisco. Que contou com a presença de presidentes de partidos aliados, vereadores de mandato, deputado estadual (Cesar Pires), Vereador Zé Orlando, Vereador Enilson Santos, Vereador Antônio Chico (Presidente da Câmara Municipal de Tutóia), Advogado Airton Paulo, Hegberto Magno ( Presidente estadual do PCdoB-MA), Pastores evangélicos, representantes de glebas, presidentes de associações e população em geral.

Da esqueda para direita - Eguiberto, Cesar Pires, Chico Canavieira, dona Deuzimar, sr Batista, dr. Francisco e sua esposa

Compareceu para prestigiar o movimento democrático  homens e mulheres de todo o município de Tutóia.

Houve momentos de discursos fortes contra a falecia  que vive nosso município nas áreas da educação, Saúde, Saúde, Educação, cultura e outros. A falta de estrutura principalmente na área da saúde. São problemas que Dr. Francisco e Chico Canavieira devem priorizar no municipio. 

Chico Canavieira e Dr. Francisco

A  evento será concluído  dia 05 de agosto, onde será oficializada a chapa majoritária que irá buscar a vitória na corrida eleitoral deste ano.

Partidos aliados presentes:


Partidos PC do B, DEM, PSL, REDE SUSTENTABILIDADE, PROS e PEN.












Acidente trágico causa comoção em Tutóia, Àgua Doce do Maranhão e região.



De acordo com familiares das vítimas um veículo do tipo toyota bandeirante retornava de uma festa de arraial que acontecia na noite de quinta-feira (28) na cidade Água Doce-MA, e transportava integrantes do grupo de dança Tribo Indígena do povoado Cajazeiras (Tutóia-MA) e este capotou nas imediações do km 05 da Rodovia MA-312, no povoado Freixeirinha.  

Ainda segundo os familiares o capotamento ocorreu por volta de 1:30 h da madrugada desta sexta-feira (29). 

O blog conversou com a coordenação do Hospital Lucas Veras de Tutóia, para onde as vítimas foram levadas, e, das 16 pessoas que deram entrada no hospital por volta das duas horas da manhã de hoje, três mortes foram confirmadas (chegaram sem vida ao hospital), quatro delas foram transferidas para Parnaíba no Piauí (três delas em estado grave). Uma quinta vítima foi transferida para o hospital Regional de Barreirinhas com suspeita de fratura na bacia e deverá ser transferida novamente para a capital São Luis. 

As outras encontram-se internadas no Hospital de Tutóia com vários ferimentos e durante toda a manhã receberam cuidados médicos. Apesar dos procedimentos dos primeiros socorros, ouvia da multidão que se formou em frente ao Lucas Veras que era "inaceitável, um hospital que 'tá' com o centro cirúrgico fechado e não consegue atender bem neste momento de pânico das famílias", disse uma pessoa sem se identificar. 

Lamentações. Choro. Gente atônita. Comentários variados sobre como e o que teria causado tamanha fatalidade. 

Corre o comentário de que o motorista com pouca visibilidade à noite teria perdido totalmente o controle do carro em uma área de declive da estrada e com uma curva sinuosa. 

Segundo relatos de um morador que chegou ao local logo após o ocorrido, o barulho foi grande e as reações eram de total desespero entre as pessoas.


O acidente chocou a população da região e na rede social foram postada centenas de mensagens de luto e apoio as famílias das vítimas.

O BLO ARISTON CALDAS SE SOLIDARIZA COM OS FAMILIARES QUE PERDERAM SEUS ENTES QUERIDOS. E QUE DEUS CONFORTE CADA CORAÇÃO QUE SOFRE A DOR DA PERCA.QUE ELE OS RECEBAM EM SUA GLÓRIA .

tragedia-agua-doce-maranhao6
Ortamires Menezes de Caldas, estudante de 17 anos, Claudia  Caldas Araújo, 39 anos e o estudante Leonardo de Caldas Gonçalves de 24 anos, morreram no local do acidente, segundo informações do Hospital Lucas Veras.


tragedia-agua-doce-maranhao3

Ainda segundo os familiares o capotamento ocorreu por volta de 1:30 h da madrugada desta sexta-feira (29).

tragedia-agua-doce-maranhao5

tragedia-agua-doce-maranhao7
Grupo Folclórico Tribo Indígena




Texto: Elivaldo Ramos
Fotos: Neto Pimentel e Daby Santos

Edição: Ariston Caldas

quinta-feira, 28 de julho de 2016

A união de Chico Canavieira e Dr. Francisco gera especulações em Tutóia



Diante da especulação publicada por um  dos blogs da cidade de Tutóia, é necessário esclarecer que não houve nenhuma disputa entre os dos pré-candidatos oposicionistas, Chico Canavieira e Dr. Francisco. Houve UNIÃO e humildade dos dois grupos.

O que existiu e existe é respeito entre os grupos e ao povo de Tutóia, que anseia por mudança e essa mudança está se configurando em Chico Canavieira e Dr. Francisco.

A sensatez prevaleceu e não serão as especulações que irão deturpar  as ideias de quem quer fazer acontecer a libertação do município de Tutóia.
As informações destorcidas que foram publicadas de má fé, não fazem bem ao projeto que visa libertar Tutóia das amarras de um modelo de gestão que não respeita se quer os direitos básicos dos cidadãos. Portanto, ninguém derrubou ninguém.


É normal em uma conjuntura política partidária e em um processo eleitoral, que haja aliança entre os grupos, porém, é natural que tais alianças causem descontentamentos em alguma sigla que não foi contemplada por algum apoio.

UNIÃO DAS OPOSIÇÕES: Dr. Francisco (PP) e Chico Canavieira (PC do B) consolidam União


Chico Canavieira e Dr. Francisco

O grupo do pré-candidato a prefeito Dr. Francisco e do Pré-candidato a prefeito Chico Canavieira, Comunicam de forma oficial a população de Tutoia, que as conversas mantidas pelos presidentes de partidos e seus grupos, tendo como princípio os valores da democracia e os anseios da população de UNIÃO, mantendo acima de tudo a autonomia e a convergência da Convenção do dia 29/7 de Chico Canavieira e a Convenção do Dr. Francisco em 5/8. Decidiram aprovar Protocolo de Intenções voltados para uma única chapa para concorrer a prefeitura de Tutoia. 

terça-feira, 26 de julho de 2016

Administração pública de Tutóia abandona cemitério da igualdade.




Um leitor do blog Neto Pimentel, enviou imagens da situação precária que encontra-se o principal cemitério da cidade, que é o da Igualdade. A intenção do leitor, é que as autoridades vejam as imagens e tomem as devidas providências no sentido melhorar a aparência do espaço onde muitos entes da população estão enterrados. 




domingo, 24 de julho de 2016

A convenção do PCdoB e partidos aliados em Santana do Maranhão foi realizada com sucesso de público


Aconteceu ontem sábado (23), a convenção do PCdoB e partidos aliados PP e PRTB todos da base da oposição em Santana do Maranhão.

O evento político partidário  aconteceu no IATE Clube, onde foi homologada as candidaturas de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Oficializando a candidatura de Fransquim Tavares, que concorre o cargo majoritário a prefeito e o jovem Elton, que concorre o cargo de vice-prefeito na chapa majoritária junto com Fransquim pela coligação , cujo, nome denomina-se A MUDANÇA ESTÁ EM SUAS MÃOS.

Compareceram ao evento autoridades do Estado, lideranças politicas, pré-candidatos a prefeito, vice - prefeito, pré-candidatos a vereadores e vereadores de mandatos que irão concorrer à reeleição.

Além dos representantes políticos, prestigiaram o evento,  militantes da oposição, lideres sindicais e população em geral.

FRANSQUIM TAVARES
A população compareceu em número expressivo com uma estimativa de 2.000 mil pessoas segundo o ex-deputado Marcos Caldas.

O candidato Fransquim Tavares (PC do B-MA) conta com apoio do Governador Flavio Dino que enviou representantes de seu secretariado para representá-lo. 
O  Advogado do grupo Getúlio Duras também presta apoio a candidatura de Frnsquim Tavares

Autoridades presentes:

Secretário de Educação do Estado Felipe Camarão.
Ex-deputado Marcos Caldas.
Vereador Eudes Barros (Raposa).
Vereadora Rosa (Raposa).

Todos fizeram um discurso em prol da alternância de poder em Santana do Maranhão.

Conduziu a locução dos trabalhos o locutor e radialista Vitor Almeida de Tutóia.












SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DO ESTADO FELIPE CAMARÃO. 





















PRIMEIRO PREFEITO DE SANATANA DO MARANHÃO RAIMUNDO TAVARES, PAI DE FRANSQUIM TAVARES