quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Manobras do Congresso sobre pacote anticorrupção geram panelaço


Resultado de imagem para panelaço hoje

Moradores de ao menos cinco cidades fizeram um panelaço na noite desta quarta-feira, 30, motivado pelas manobras do Congresso Nacional em relação ao pacote anticorrupção. Com a hashtag #panelaço, os tweets se concentram nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, alguns com registros em vídeos. Goiânia, Belo Horizonte e Brasília também tiveram manifestações.
Pelas publicações, o protesto foi motivado pela decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pedir urgência para votar na Casa o pacote anticorrupção aprovado pela Câmara. Isso poderia resultar em uma votação inesperada ainda na noite desta quarta-feira das medidas que foram alteradas pelos deputados – e criticadas ao longo do dia pelo Ministério Público e associações de magistrados. O pedido, no entanto, foi rejeitado em votação realizada entre os senadores.
Em São Paulo, as panelas puderam ser ouvidas em Higienópolis, Santa Cecília e Perdizes, além de bairros da zona Sul não especificados pelos usuários do Twitter. No Rio, as publicações relatam panelaço na Tijuca, Gávea, outros bairros da zona Sul da cidade, além de Niterói, na região metropolitana.
Outros usuários chegaram a dizer que o protesto é favorável à continuação da Operação Lava Jato e contra o presidente Michel Temer. "Esquerda e direita mais unidas do que nunca", escreveu Léo Brossa, do Rio de Janeiro. 
  Via Estadão

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Ato contra a PEC do teto de gastos reúne 10 mil em frente ao Congresso


Fumaça provocada pelas bombas de gás lacrimogêneo durante protesto na Esplanada dos Ministérios nesta terça-feira (29) (Foto: Polícia Militar/Divulgação)


Estudantes e ativistas políticos entraram em conflito com policiais militares na tarde desta terça-feira (29) durante protesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 – que limita os gastos do governo pelos próximos 20 anos – em frente ao Congresso Nacional. O grupo virou carros que estavam estacionados de baliza na lateral da Esplanada, e a corporação reagiu com bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes quebraram, então, vidros do Ministério do Desenvolvimento Agrário, arrancaram placas de trânsito e atearam fogo a um veículo.

Uma barricada foi montada na pista, com sacos de lixo, entulho e banheiros químicos. A PM voltou a dispersar bombas de gás na tentativa de dispersar o grupo. Pelo menos um garoto foi detido. O ato ocorre no mesmo dia em que o Senado deve analisar a PEC em primeiro turno e a Câmara, as medidas anticorrupção.
Pelo menos três pessoas passaram mal durante o tumulto. Em um carro de som, organizadores da marcha anunciaram ter vinagre para aliviar os efeitos do gás. Imagens mostram que os manifestantes tentaram virar carros de servidores que estavam estacionados em frente ao Congresso.
'Forca' feita por estudantes de arquitetura da Universidade de Brasília (UnB) nesta terça-feira (29) com bonecos representando saúde e educação (Foto: Luiza Garonce/G1)
A Secretaria de Segurança Pública informou que cerca de 10 mil pessoas se reuniam no gramado da Esplanada dos Ministérios – o G1 tenta uma estimativa dos manifestantes. Policiais legislativos fizeram um cordão de isolamento em frente ao espelho d'água para evitar que os grupos avançassem em direção às entradas da Câmara e do Senado.
Por volta das 17h, o trânsito foi interditado no Eixo Monumental no sentido Esplanada-Torre de TV, entre o Congresso Nacional e a rodoviária do Plano Piloto. A recomendação era para que os motoristas utilizassem a via S2, que segue no mesmo sentido e passa por trás dos ministérios.
A concentração dos estudantes começou no fim da manhã, em frente ao Museu Nacional. O governo do DF informou que "equipes da Polícia Militar acompanham desde cedo a movimentação na região central". O ato também é monitorado por câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle. A marcha começou por volta de 17h.
Os manifestantes carregavam cartazes com críticas à PEC e entoavam palavras de ordem contra o presidente da Repúblicao, Michel Temer. Um grupo de estudantes de arquitetura da UnB fez uma "forca móvel" com bonecos representando saúde e educação. Havia pelo menos quatro carros de som durante o protesto.
Um ônibus da Polícia Militar ficou estacionado no gramado central da Esplanada, e banheiros químicos foram instalados na região. Ambulantes aproveitaram o protesto para vender pipoca, picolé e água.
PEC do teto
A proposta em análise no Senado estabelece que as despesas da União (Executivo, Legislativo e Judiciário) só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. O texto é considerado pelo governo um dos principais mecanismos garantir o reequilíbrio das contas públicas.

Pelo texto da PEC, se um poder desrespeitar o limite de gastos sofrerá, no ano seguinte, algumas sanções, como ficar proibido de fazer concurso público ou conceder reajuste a servidores.
Inicialmente, os investimentos em saúde e em educação entrariam no teto já em 2017, mas, diante da repercussão negativa da medida e da pressão de parlamentares aliados, o governo concordou em fazer com que essas duas áreas só se enquadrem nas regras a partir de 2018.
Fonte: G1

Conheça o projeto DOCE SOPRO de Tutóia Velha.















BREVE HISTÓRICO DO PROJETO DOCE SOPRO

No dia 17 de março de 2015, nasce um projeto de música que ensina a tocar flauta e violão em um programa do governo federal chamado Mais Cultura nas Escolas. Este projeto foi concedido à Unidade Integrada Clementino Ramos em Tutóia Velha |Tutóia - MA à gestora Viviane Lobato. Como o próprio nome diz, ele veio para incentivar a cultura da localidade. A gestora, analisando qual deveria ser a melhor maneira para realizar o projeto, pensou em muitas atividades culturais. O Professor Daniel Monteiro (Téc. Informática da referida instituição) a muito tempo tinha um sonho de montar um grupo para ensino de música semelhante àquele que um dia teve a oportunidade de ingressar e se apaixonar pela música em Fortaleza - CE. Tentou até mesmo trazer o projeto implantado pela empresa Yamaha (Sopro Novo), porém este não se encaixava nas características necessárias à implantação do projeto para Tutoia Velha onde poderia ensinar música às crianças e adolescentes. A gestora viu no Projeto Mais Cultura a oportunidade para usar a música como uma via de salvação para evitar que jovens e crianças não ficassem ociosos e assim se envolvessem em coisas erradas. Juntos, Viviane Lobato e Daniel Monteiro criaram este projeto de ensino de música com o apoio do Mais Cultura. Ao invés de apoiar uma cultura já local decidiram colocar no contexto uma nova cultura existente desde os primórdios da humanidade: a Música.

Com muita dificuldade foram realizadas audições para adequar os candidatos ao ingresso no programa devido aos poucos instrumentos adquiridos. Destes, permaneceram cerca de 40 componentes. A coordenadora e o professor foram remunerados inicialmente, pois o projeto veio com recursos para a compra dos materiais necessários e pagamento do professor e coordenadora, mesmo sendo estes recursos insuficientes para a necessidade do projeto. Os valores foram enviados em duas parcelas. A primeira foi liberada e a segunda atrasou mais de 8 meses. Apesar de não remunerados, a coordenadora e o professor não abandonaram o projeto ou desistiram das crianças. 

Em 18 de junho (uma quinta feira), tendo notícias de um projeto com flautas doce denominado Sopro de Vida que estava em desenvolvimento em Paulino Neves-MA, o Professor Daniel foi até a cidade e conheceu as crianças e jovens que ali participavam. Se sentiu muito motivado com o progresso daquele projeto e gravou um vídeo onde estes alunos tocavam e davam palavras de incentivo e apoio ao projeto Mais Cultura em Tutóia Velha. A partir daí, teve o Sopro de Vida como inspiração e referência para a continuidade do projeto. Seis meses depois, a primeira apresentação veio, sendo realizada no dia 7 de setembro em praça pública com as músicas “Asa Branca” e “O Som do Silêncio” numa belíssima apresentação apesar de simples e com muita dificuldade. 

Empolgados com a continuidade do projeto, a coordenadora e o professor pensaram em oferecer um presente especial à comunidade no Natal. Começam então uma corrida para organizar a 1ª Cantata de Natal que seria realizada pelo grupo, que agora era denominado Doce Sopro – Um Toque de Esperança. O professor conduziu os alunos do projeto para assistirem a um Concerto de Natal em Paulino Neves realizado pelo Projeto Sopro de Vida. Voltando de lá encantados com o magnífico evento já tendo o referido projeto como exemplo a ser seguido, sonharam mais ainda em um dia poderem ser um grupo de música como eles. A partir daí começaram a lutar para que esse sonho fosse uma realidade. Infelizmente muitos ficaram pelo meio do caminho por motivos particulares, mas os que permaneceram fazem por amor, assim como a coordenadora e o professor que, mesmo sem remuneração, cuidam e dedicam seu tempo a esse projeto por amor a essas crianças/jovens e à música. Muitas dessas crianças/jovens não possuem condições financeiras para adquirir sequer a roupa para usarem nas apresentações, mas com muito esforço os pais fazem de tudo para conseguirem. Apesar das lutas, dificuldades e do tempo dedicado a esse projeto, o mesmo não possui o devido apoio e reconhecimento das autoridades competentes, mas permanece de pé. O aprendizado é constante e essa é a principal recompensa.

Projetos desta naturareza deve ser amparado pelo poder publico e também pelas intituições privadas, uma vez que, enquanto os jovens estam inseridos em projetos  de cunho social, não se tornam vuneravéis ao submundo do crime.

Portanto, é importante que mais projetos com essa finalidade venha a surgir no municipio de Tutóia e que seja apoiados por todos.

Os idealizadores deste projeto estão de parabéns.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Assalto a luz do dia em Tutóia: granja é assaltada no Paxicá


Resultado de imagem para assalto


Chegam informações ao blog  que,  uma granja localizada em frente a Dunas Contrução acabou de ser assaltada, no Bairro Paxicá, por volta das 11:00 hs desta segunda-feira. 

O assalto foi a mão arma, o infrator trancou a funcionária da granja dentro do escritório, e se evadiu levando uma quantidade em dinheiro.

Mais informações a qualquer momento. 

Trágico Assassinato em Tutóia: vigia do posto BR (posto do Tino) de Tutóia é vítima de latrocínio


Local do crime

Na madrugada desta segunda (28), mais um crime aconteceu no município de Tutóia, dessa vez no bairro Paxicá. O vigia conhecido como Branco teve sua vida ceifada de forma cruel, meliantes invadiram o posto, possivelmente pelos fundos, rendendo o vigia, quebraram a parede que da acesso ao escritório do estabelecimento por um dos banheiros, em seguida assassinaram o vigia a golpes de faca e um outro objeto, que acredita-se ser uma barra de ferro, a mesma usada para quebrar a parede. O corpo foi encontrado dentro do banheiro, parcialmente despido. 



Em conversa com moradores vizinho ao posto, alguns falaram que ouviram barulho semelhante ao de obras feitos por pedreiros por volta das 4: h da manhã, assim como alguns caminhoneiros, porém, ninguém viu a movimentação dos criminosos.


O posto conta com um sistema de vigilância, mas os meliantes levaram, impossibilitando que as gravações mostrassem todo o crime. Uma quantia em dinheiro também foi levada. 

A polícia foi acionada, fazendo a retirada do corpo para os exames cadavéricos e fará investigações para elucidar o crime.

A vítima residia na rua da caixa d'água no bairro Paxicá.   

Quando uma administração pùblica abandona o povo, acontecimento desta natureza tende a crescer no múnicipio. 

A vitolência em Tutóia é crescente e está se tornando incontrolável, o Estado praticamente abandonou o Municipio e com destaque a segurança, a prefeitura nem se fala, os vereadores em maior parte só brigam por poder. Nunca se viu uma ação conjunta de vereador em prol da segurança pública para o municpio.



Buraco feito pelos meliantes para ter acesso ao escritório onde subtraíram o dinheiro e retiraram o sistema de vigilância 

Corpo do vigia logo após ser encontrado

Com informações  do blog Neto Pimentel

sábado, 26 de novembro de 2016

Assalto frustrado: tentativa de assalto nesta noite de sábado na comunidade Bom Gosto


Arma que estava de posse dos assaltantes
Tentativa de assalto nesta noite de sábado na comunidade Bom Gosto, aconteceu no município de Tutóia, por volta das 22 hs.  


Dois elementos abordam um cidadão daquela comunidade para tomar de assalto seu celular.

O cidadão reagiu e tomou a arma e a motocicleta que estavam de posse dos meliantes que, segundo as informações, ao serem surpreendidos, saíram correndo e se embrenharam nos matos da margem (alagadiço)  do Rio Bom Gosto, nas proximidades da ponte.

A população se armou com paus, facas e partiram na captura dos sujeitos. Ainda não se tem informações sobre o desfecho do episódio.

Mais informações a qualquer momento. 






Moto que estava de posse dos assaltantes

Placas de boas vindas da entrada da cidade de Tutóia, cai e fica pendurada oferecendo risco a pedestres


Placas de boas vindas da entrada da cidade de Tutóia, cai e ficam penduradas oferecendo  risco a pedestres e veículos que transitam pela Avenida Paulino Neves. 

As placas são de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Tutóia.

Até a edição desta matéria as placas ainda permaneciam penduradas.

Imagens enviadas via WhatsApp. 





segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Os blogs estão a cada dia mais abrangentes, eficiêntes e mais próximo do cidadão que busca por informções.


Está matéira abaixo do blog Francisco Lemos, mostra a importância, a abrangência e a eficiência dos blogs  nesta era tecnológica. 

Atualmente os blogs são visitados por vários seguimentos da sociedade, atuam como um olho voltado para noticiar e denunciar irregularidades como aquelas que atingem e violam diretos básicos do cidadão. E assim, tornando-se um meio de comunicação que mais se proxima dos acontecimentos, trazendo as notícias em primeira mão. 

veja a matéria a seguir





Dia 22/10/2016 iniciamos através deste Blog (Fancisco Lemos) a busta pelos parentes de dona Magna Solange Silva, os mesmos estavam há mais de 20 anos sem manterem contato. E hoje tivemos a informção de que a mesma os encontrou e já realizaram o primeiro contato por telefone.

mensagem que nos foi enviada por dona Magna

Imagem usada na divulgação



Gostariamos de agredecer em primeiro lugar a DEUS, pois sem ele nada disso seria possível. E agradecer também a Prof Antônia Normanda Damasceno e ao Sr Jofre Cardoso, que nos ajudaram a tornar isso possível, muito obrigado!

Imagem enviada a dona Magna, estão na imagem: Santa Lúcia ( sua tia) e Hilderberg ( seu primo)

Corregedoria Geral da Justiça estabelece plano de regularização fundiária em Tutóia


A Corregedoria Geral da Justiça estabeleceu o “Plano de Regularização Fundiária por Interesse Específico” do perímetro urbano do município de Tutóia (MA), em imóveis pertencentes à gleba Santa Clara Comum e matriculadas em nome do Estado do Maranhão na Serventia Extrajudicial do 1º Ofício daquela comarca.
No Provimento nº 29/2016, a Corregedoria Geral da Justiça considerou que o procedimento cabível para legitimação da propriedade naquele município, decorrente de aforamento, com propriedades acima de 250m² será por regularização fundiária de interesse específico, conforme o artigo 60 da Lei Federal nº 11.977/2009, e por usucapião ordinária e extraordinária, previstas no Código Civil.
Rodrigo Otávio Terças, juiz titular da Comarca de Tutóia, está entusiasmado com a projeto de regularização. "Quando chegamos na comarca identificamos este problema fundiário em Tutóia e desde então, não poupamos esforços para resolver a situação. Começamos a conversar com a Corregedoria, fizemos reunião com o governo do estado, INCRA e ITERMA, até que chegamos neste momento. Em parceria com o Cartório do 1º Oficio e a Corregedoria, redigimos o provimento e hoje ele está em vigor, o que vai trazer benefícios para todos os tutoienses, que agora poderão ver seu 'pedaço de chão' regularizado, além de atrair investimentos e renda para a cidade", ressaltou o magistrado.
DOCUMENTAÇÃO - O interessado na regularização fundiária deverá comparecer ao cartório com todos os documentos exigidos para comprovar sua posse qualificada. Os documentos exigidos são os seguintes: cópia autenticada do RG e CPF; Planta Baixa e Memorial Descritivo; Aval dos Confrontantes com firmas reconhecidas; Certidão Cível expedida pelo Fórum da comarca; cópias das contas de energia ou água; cópia dos pagamentos de Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e do Imposto de Transmissão Imobiliário (ITBI); Certidão Imobiliária da Serventia Extrajudicial de 1a Ofício e Carta de Aforamento.
A serventia extrajudicial de 1º Ofício de Tutóia é o órgão responsável pela emissão de parecer sobre a contestação contra o pedido de regularização fundiária, que ficará sujeita à revisão do juiz corregedor.



Fonte:
Ribamar Júnior
Assessor de Juiz
Comarca de Tutóia
http://www.tjma.jus.br/
(98) 3198-1290/1471

domingo, 20 de novembro de 2016

IHGM comemora seus 91 anos de fundação





São Luís – Na última sexta-feira(18), à tarde, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão(IHGM), realizou a Sessão Magna Comemorativa dos seus 91 anos de fundação. Fizeram parte da mesa de abertura, o Vice-presidente, professor José Augusto Silva Oliveira, o Presidente, professor Euges Lima e a decana, professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo.

O Presidente Euges Lima, fez a abertura oficial da solenidade, destacando a tradição e a capacidade do IHGM em resistir às adversidades e de permanecer contribuindo ao conhecimento da história e geografia do Maranhão. Estiveram presentes vários sócios e convidados. Após as falas dos membros da mesa, foi franqueada a palavra para os demais sócios e convidados, onde foram feitas manifestações de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, no sentido de melhoramento da estrutura física da sede, além da projeção e divulgação do Instituto na sociedade maranhense, por meio de vários eventos acadêmicos promovidos pela entidade. 

A sócia efetiva, Eneida Vieira da Silva, destacou o grande trabalho realizado pela atual gestão César Marques, afirmando já ser uma das melhores do IHGM de todos os tempos. O sócio honorário José Fernandes, também fez uso da palavra e disse que estava há algum tempo sem poder comparecer, mas ficou muito contente em ver as melhorias realizadas e percebidas e a reforma e ampliação da Biblioteca e seu acervo. Encerrada a sessão, foi cantado os parabéns,  cortado o bolo e oferecido um coquetel. 

91 anos de história

No dia 20 de novembro de 1925 por iniciativa de Antônio Lopes, foi fundado o Instituto de História e Geografia do Maranhão, que depois passou a chamar-se Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), cujo primeiro presidente foi o Dr. Justo Jansen Ferreira. O objetivo era criar uma sociedade científica que coordenasse os estudos e pesquisas nas áreas de história, geografia, etnografia, etnologia e arqueologia do Maranhão. O IHGM é considerado a primeira instituição cientifica do Estado do Maranhão.

A inauguração ocorreu em 2 de dezembro, em Sessão Magna, no salão da Câmara Municipal de São Luís, realizada em homenagem ao Centenário de nascimento de Dom Pedro II. Os fundadores eram um grupo de 11 intelectuais, dos mais renomados, estudiosos da história e geografia do Maranhão. Entre eles estavam: Antônio Lopes da Cunha, Justo Jansen Ferreira, José Ribeiro do Amaral, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Benedito de Barros e Vasconcellos, Pe. Arias Cruz, Pe. José Ferreira Gomes, José Pedro Ribeiro e José Eduardo de Abranches Moura. 


Um ano depois de sua fundação (1926), o Instituto Histórico publicou o número um de sua revista, a mais antiga do gênero em circulação no estado, que está completando 90 anos. Ao longo destes 91 anos, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão publicou 45 revistas, promoveu inúmeros encontros, seminários, palestras, simpósios, contribuindo assim, para o estudo, a pesquisa e a divulgação do conhecimento histórico, geográfico e das áreas afins, além de defender e velar o patrimônio histórico e cultural do Maranhão. O IHGM é uma sociedade cientifica, formada por 60 cadeiras, possui um acervo bibliográfico e documental valioso, abrigado numa biblioteca composta de 7 mil volumes. Está situado à Rua de Santa Rita, 230, Centro. 















sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Os eleitos de 2016 das Cidades de Tutóia e Paulino Neves serão diplomados nos dias 12 e 13 de Dezembro de acordo com os Editais


DIPLOMAÇÃO dos eleitos e suplentes de Paulino Neves e Tutóia ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro

O Edital 88/2016 - Diplomação em Paulino Neves dia 12 de dezembro.



O Edital 89/2016 - Diplomação em Tutóia dia 13 de dezembro.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Ciro e Flávio Dino despontam como opções para Presidência



dino-e-ciro
Além de Ciro Gomes (PDT), que já desponta e se dissociou da imagem de aliado do ex-presidente e do PT, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), é citado nas altas rodas de Brasília como um potencial sucessor do lulismo, representante da centro-esquerda, para as próximas eleições presidenciais.
Para caciques partidários da direita à esquerda, até 2018 Lula da Silva será condenado em segunda instância num dos três processos em que é réu em 1ª instância, e cairá na lista da Ficha Limpa.
A informação é da coluna Esplanada, do UOL.

Ex-governador Sérgio Cabral é preso pela PF na Zona Sul do Rio


Resultado de imagem para ex governador sergio cabral

Ele é suspeito de receber propina para a concessão de obras públicas.
Operação é ação coordenada entre a Lava Jato do Rio e a do Paraná.

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quinta (17), o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral sob a suspeita de receber milhões em propina para fechar contratos públicos. Ele é alvo de uma operação que apura desvios em obras do governo estadual. O prejuízo é estimado em mais de R$ 220 milhões.
Além de Cabral, outras nove pessoas tinham sido presas até as 8h15 (veja lista mais abaixo).
A operação desta quinta, que foi batizada de Calicute, é resultado da ação coordenada entre as forças-tarefa da Lava Jato do Rio e do Paraná. O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba.
Cabral e os outros alvos da ação são suspeitos de receber propina em troca da concessão de obras, como a reforma do Maracanã para a Copa de 2014, o PAC Favelas e a construção do Arco Metropolitano. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), há evidências de que Cabral recebeu ao menos R$ 2,7 milhões em espécie da Andrade Gutierrez, por contrato em obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Presos preventivamente (sem prazo para terminar):
- Sérgio de Oliveira Cabral Santos Filho, ex-governador do Rio
- Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho, ex-secretário de governo do RJ;
- Hudson Braga, ex-secretário de obras;
- Carlos Emanuel de Carvalho Miranda, sócio de Cabral na empresa SCF Comunicação;
- Luiz Carlos Bezerra;
- Wagner Garcia;
- José Orlando Rabelo;
- Luiz Paulo Reis, sócio de Hudson Braga e apontado como operador financeiro do esquema.

Presos temporários (com duração de até 5 dias):

- Paulo Fernando Magalhães Pinto, administrador de empresas, foi assessor de Sérgio Cabral
- Alex Sardinha da Veiga

A esposa de Cabral, Adriana Ancelmo, também é alvo de condução coercitiva – quando a pessoa é levada a depor e depois liberada. Segundo o MPF, foi determinado ainda o sequestro e arresto de bens do ex-governador e outras 11 pessoas físicas e 41 pessoas jurídicas.
Segundo a investigação da polícia, quatro núcleos atuaram no esquema de corrupção. O núcleo econômico era  controlado por um cartel de empreiteiras, que cuidavam do dinheiro. O núcleo político, segundo a polícia, era liderado pelo ex-governador Sérgio Cabral, que ficava responsável por essas articulações. Além desses, o esquema também contava com o grupo responsável pela pela administração, cujos responsáveis eram Wilson Carlos e Hudson Braga, além do núcleo operacional, do qual faziam parte Carlos Miranda, Luiz Carlos Bezerra, Wagner Garcia e José Orlando Rabelo.
montagem alvos da Operação Calicute (Foto: Reprodução/GloboNews; Paulo Botelho/Governo do Rio de Janeiro; Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo; Fernanda Almeida/Governo do Rio de Janeiro)
Mandados judiciais
A ação foi chamada de Calicute em referência à uma região da Índia onde o descobridor do Brasil, Pedro Álvares Cabral, teve uma de suas maiores tormentas.

No Rio, foram expedidos 38 mandados de busca e apreensão, 8 de prisão preventiva, 2 de prisão temporária e 14 de condução coercitiva.
No Paraná, a Justiça expediu 14 mandados de busca e apreensão, 2 de prisão preventiva e 1 de prisão temporária.
A ação coordenada teve como base as delações premiadas do empresário Fernando Cavendish, ex-dono da Delta, da empreiteira Andrade Gutierrez e da Carioca Engenharia.
Carro leva Sérgio Cabral para a PF (Foto: Reprodução TV GLOBO)
Prisão de Cabral
A polícia chegou à casa de Cabral, no Leblon, Zona Sul do Rio, por volta das 6h. Por volta das 6h50, um carro saiu da garagem do ex-governador, e muitas pessoas que estavam na porta tentaram invadir o local e gritavam pela prisão dele. Para sair do local, a polícia chegou a jogar spray de pimenta.

Supeitas de propina
A investigação teve como ponto de partida as delações de Clóvis Primo e Rogério Numa, executivos da Andrade Gutierrez, feitas no âmbito do inquérito do caso Eletronuclear.

Os dois revelaram à força-tarefa da Lava Jato que os executivos das empreiteiras se reuniram no Palácio Guanabara, sede do governo, para tratar da propina e que houve cobrança nos contratos de grandes obras. Só a Carioca Engenharia comprovou o pagamento de mais de R$ 176 milhões em propina para o grupo.
À Operação Lava Jato, os delatores Rogério Nora de Sá e Clóvis Peixoto Primo disseram que Cabral cobrou pagamento de 5% do valor total do contrato para permitir que a construtora Andrade Gutierrez associasse à Odebrecht e à Delta, no consórcio que disputaria a reforma do Maracanã, em 2009. Na época, o ex-governador negou que isso tenha ocorrido.
A Delta pertencia a Fernando Cavendish, amigo de Cabral que foi preso em julho, após o juiz Marcelo Bretas aceitar uma denúncia contra 22 suspeitos de participar de um esquema que desviou R$ 370 milhões dos cofres públicos.
O MPF do Rio diz que identificou que "integrantes da organização criminosa de Sérgio Cabral lavaram fortuna imensa, inclusive mediante a aquisição de bens de luxo, assim como a prestação de serviços de consultoria fictícios".
O desdobramento da Lava Jato em Curitibarevelou, segundo o MPF, os crimes de corrupção e pagamento de propina a Cabral, em decorrência do contrato celebrado entre a Andrade Gutierrez e a Petrobras, relativamente às obras de terraplanagem no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
"Foram colhidas provas que evidenciam que Sérgio Cabral recebeu, entre os anos de 2007 e 2011, ao menos R$ 2,7 milhões, da empreiteira Andrade Gutierrez, por meio de entregas de dinheiro em espécie, realizadas por executivos da empresa para emissários do então governador, inclusive na sede da empreiteira em São Paulo", diz nota do MPF.
A investigação apurou ainda que apenas dois investigados, entre os anos de 2009 e 2015, efetuaram pagamentos em espécie, de diversos produtos e serviços, em valores que se aproximam de R$ 1 milhão de reais.
São investigados os crimes de pertencimento à organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro, entre outros. O crime de lavagem prevê pena entre 3 e 10 anos de reclusão; o crime de corrupção, entre 2 e 12 anos e o crime de integrar organização criminosa, pena entre 3 e 8 anos.
Agentes da Polícia Federal chegaram ao prédio do ex-governador por volta das 6h (Foto: Carlos Brito / G1)
Advogados de Sérgio Cabral chegaram à Polícia Federal por volta das 7h40 da manhã desta quinta-feira (17). (Foto: Cristina Boeckel / G1)
Via G1 Rio de Janeiro.