quarta-feira, 19 de abril de 2017

Sessão ordinária da Câmara Municipal de Tutóia, realizada no dia 17 de Abril de 2017



O presidente da casa legislativa, Raimundinho da Seriema, abriu a sessão ordinária do dia 17 /04/2017. Logo após abrir a sessão o secretário da casa, vereador Nélio, fez a leitura da ata da sessão passada e em seguida deu-se o inicio aos trabalhos do dia.

Durante a sessão foram inúmeros temas abordados pelos parlamentares presentes, vereador Paulo Rogério, vereador Nilson Santos, vereador Viriato, vereador Paulo Roberto, vereador Wilian Silva, vereador Gleison, vereador Raimundinho da Seriema ( Presidente da Câmara ) , vereador Raimundo Monteiro ( Sintraf ), vereador Nélio Ribeiro  e a nobre  vereadora Jamilza Baquil.

Os temas abordados pelos vereadores foram: iluminação pública, esporte, coleta de lixo, infraestrutura, Guarda Municipal, turismo, ruas interditadas, demarcação das zonas de Tutóia, banheiros públicos fechados e outros.

Cada vereador expôs suas reclamações oriundas da população. Além das reclamações,  os vereadores  levaram para câmara algumas demandas que em seguida serão expostas no decorre do texto.

O primeiro a fazer uso da palavra, na tribuna, foi o parlamentar Nélio Ribeiro dos Santos (Porto de Areia). Ele pediu providências do poder público no que diz respeito a construção de um cais na orla do porto da comunidade Porto de Areia, pois quando chove a agua da chuva leva muita areia e lixo para dentro do rio Igarapé, causando o assoreamento e também levando lixo para dentro do igarapé. 

Nélio reclamou da ineficiência da coleta de lixo feita pela empresa que faz o recolhimento do lixo, o vereador destacou que o carro que faz a coleta está passando uma vez por semana e a demanda é muito maior, levando em consideração o tamanho da comunidade. Prosseguiu com mais reivindicações, como a implantação de um poço nas mediações da Rua Santo Antônio, em Porto de Areia, disse ainda que é notório a decadência  da  distribuição de água  na comunidade. 

pediu também que o poder executivo providencie a melhoria da Rua São Sebastião, pois  está em situação precária.

Após o vereador Nélio concluir sua fala, o presidente do legislativo passou a palavra para o vereador Raimundo Monteiro ( Sintraf ), este também fez inúmeras reivindicações, reclamações e pedidos de providências por parte do executivo.

O vereador Raimundo Monteiro ( Sintraf )  pediu informação sobre a indicação 01/2017  do 03 de 2017, feita por ele e enviada  pelo poder legislativo ao executivo para que a gestão municipal enviasse para a câmara, o projeto de lei  para criar o plano de cargos e carreiras e salários dos servidores  públicos  do município de Tutóia. O vereador  pediu à presidência da câmara que até a próxima semana  obtenha tais informações e repasse a ele.

Raimundo Monteiro, pediu a reabertura dos banheiros Públicos que segundo ele, encontram-se  fechados,   os banheiros públicos estão fechados e não foram criadas outras alternativas, disse o vereador.

Ele ainda usou de seu tempo regimental para pedir providências sobre  as correntes que estão fechando a Rua do atual Banco do Brasil, que sejam retiradas e que a rua seja liberada para o trânsito livre de pessoas, pois a população está sendo prejudica e em particular os cadeirantes, que estão impedidos de ter acesso ao prédio do Banco do Brasil.  


Continuando o seu leque de reclamações e reivindicações, o vereador mostrou uma solicitação através de oficio  trazido  até ele pelos Guardas Municipais de Tutóia, a solicitação se trata de uma audiência publica e que seja promovida pelo parlamentar Raimundo Monteiro no intuito de deliberar sobre regulamentação e  condições de trabalho da Guarda Municipal. O vereador sugeriu ao  presidente que, a casa legislativa promova imediatamente uma audiência pública com as autoridades dos três poderes.

Outro vereador que fez uso da fala foi Paulo Rogério ( Porto de Areia ), Sugeriu que o poder executivo dê mais apoio ao esporte para que haja uma competição maior no âmbito do futebol amador. Falou da necessidade de criar uma liga esportiva de futebol amador e organizar a modalidade esportiva no município.

O vereador Paulo Rogério falou sobre as demarcações das zonas do município, tais como, zona urbana, zona rural, zona de preservação ambiental permanente e zona de expansão urbana, tais  zonas não constam de forma clara no plano diretor de Tutóia e que o plano vigente está ultrapassado,  necessitando  urgentemente de uma atualização. Ele concluiu sua fala sugerindo de forma verbal  que o executivo desenvolva diálogos com suas secretarias sobre o tema abordado.

O vereador Willian Silva cobrou providências em relação à iluminação pública. E que o munícipio tome providências  sobre políticas publicas voltada para a conservação dos lugares que têm vocação para turismo, segundo ele, a população deve cuidar mais dos lugares que usufruem, como por exemplo na comunidade Arpoador, presenciou as lagoas utilizadas pelos que lá frequentam,  todas comprometida por lixo levado pelos próprios frequentadores, como garrafas de bebidas deixadas nas margens das lagoas.


O vereador Viriato cobrou eficiência da prestação de serviço da empresa que ganhou a licitação da iluminação pública. Segundo ele, a empresa está fazendo uma verdadeira maquiagem, deixando o munícipio todo às escuras. Disse ainda que se sentiu envergonhado por ter recebido uma critica de um turista em relação à iluminação da cidade.  Providências devem ser tomadas, disse o vereador.



O vereador Nilson Santos falou que é necessário que o poder executivo forneça informações ao legislativo a fim de esclarecer o que está acontecendo, e assim, até evitar falas de forma aleatórias,  disse também que ainda não está fazendo cobranças ao prefeito, mas que  percebe a grande insatisfação da população, cabendo ao próprio Sr. Prefeito fazer esclarecimentos sobre a situação do munícipio. O vereador disse ainda que seria bom que, o presidente da Câmara fizesse um convite para o prefeito comparecer na casa legislativa e usar a tribuna para fazer os devidos esclarecimentos diante da população presente.

Nilson Santos convidou os seus pares e toda a população para participar da inauguração de um Centro de Especialidades e Reabilitação no município de Tutóia, através da APAE, onde contará com alguns profissionais, um psicólogo, fonoaudiólogo, clinico geral, enfermeiro, assistente social e outros. O atendimento será gratuito a toda população de Tutóia.

Vereadora Jamilza, reclamou do canal de TV que, segundo ela, está fora do ar há muito tempo. Reclamou ainda que os banheiros públicos da Avenida Paulino Neves ficam fechados com cadeados, exatamente nos horários em que o povo que vem do interior do município precisa destes, uma vez que ficam à espera dos transportes na avenida.


A vereadora também reivindicou a melhorias das estradas, que segundo ela, estão em situações críticas. Ela voltou a cobrar a convocação dos excedentes do concurso público.

A Secretaria de Turismo enviou um representante à câmara para pedir agilidade no projeto que irá contribuir com o  desenvolvimento do Turismo na região de Tutóia.

Vereadores ausentes:

Zé de Mar e Dr. Caciano.











Nenhum comentário:

Postar um comentário