quinta-feira, 8 de junho de 2017

A SEMED do Município de Paulino Neves Reúne todos os gestores escolares para discutir o censo escolar


Na manhã desta quarta-feira 07/06/2017 a Secretaria Municipal de Educação do Município de Paulino Neves, discute com todos os gestores escolares estratégias para fins de preenchimento dos formulários do censo escolar da rede municipal de ensino.
 
Gestores Escolares 
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) iniciou na quarta-feira, 31, de maio a coleta de dados do Censo Escolar 2017. O sistema educa censo ficará disponível até 31 de julho para a primeira etapa, que reúne os dados da Matrícula Inicial. No início de 2018, ocorre a coleta da segunda etapa, referente à Situação do Aluno.

Gestores Escolares
A Matrícula Inicial coleta dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar, sempre na última quarta-feira do mês de maio. Essa data, que este ano será 31 de maio, é considerada o Dia Nacional do Censo da Educação Básica.

Gestores Escolares 
As informações do Censo são preenchidas pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação, diretamente no sistema educa censo. Na página do Censo Escolar no portal do Inep, na seção Matrícula Inicial, é possível conferir informações detalhadas da coleta do Censo, assim como ter acesso aos documentos orientadores de preenchimento, às perguntas frequentes, à navegação guiada, aos vídeos tutoriais e aos documentos da migração.

Gestores Escolares 
As informações declaradas no Censo Escolar devem ser precisas, pois são elas que dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de guiarem as políticas públicas de educação.
 
Gestores Escolares 
Especialmente nos anos ímpares, como 2017, os dados preliminares também são utilizados no planejamento e aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), por meio de um de seus instrumentos, a Prova Brasil. As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação obtidas por meio dos dados do Censo, irão compor o próximo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Gestores Escolares 
Censo Escolar - Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
 
Gestores Escolares 
O Censo abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional e a coleta de dados tem caráter declaratório. O levantamento permite compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, municípios e escolas, permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas públicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário