terça-feira, 19 de setembro de 2017

A Sessão Plenária de segunda-feira, 18 de setembro de 2017 foi marcada por ausências de vários vereadores e pelo não comparecimento da secretária de Saúde do município de Tutóia



A Sessão Plenária de segunda-feira, 18 de setembro de 2017 foi marcada por ausências de vários vereadores e pelo não comparecimento da secretária de Saúde do município de Tutóia, sendo que ela foi convocada pela Câmara a prestar esclarecimentos sobre o que está acontecendo na saúde do município. Uma Sessão presidida pelo vereador Zé de Mar.

  Os vereadores Viriato e Jamilza Baquil ao perceberem que  a secretária não iria comparecer, pois a sessão já estava em andamento e ninguém da Mesa Diretora falou sobre tal assunto, nem mesmo um comunicado, se retiraram do plenário da Câmara ,  alegando o não comparecimento da Secretária de Saúde de Tutóia, uma vez que tinha matéria sobre o assunto para ser debatido.

Segundo o vereador Viriato a Secretária não atendeu uma convocação feita pela Casa a partir de um requerimento seu para que esta desse explicação sobre a situação em que se encontra aquela secretaria.

O não comparecimento da Secretária foi motivo de muitas discussões na sessão que ficou esvaziada, por conta da saída dos dois parlamentares e da ausência de quatro vereadores, William Silva, Nilson Santos, Raimundinho Celso e Gleison do Carlito.
Se referindo o não comparecimento da secretária de Saúde na Câmara, o vereador Paulo Rogério disse que a voz da Câmara deve ser respeitada, é uma casa de debates e não podem fugir dos debates.  Ele ressaltou a situação dos postos de saúde e é  o povo que está sofrendo, segundo o vereador, a secretária deveria pelo menos ter mandado um comunicado,  pois houve um desrespeito para com os vereadores.

Usando seu tempo regimental na tribuna o vereador Paulo Rogério fez algumas reivindicações ao prefeito, como o restabelecimento do sinal de TV; a recuperação do prédio da prefeitura e que o prefeito pague os contratos da saúde, da educação, que pague os salários atrasados de 2 a 3 meses.

O vereador Cassiano disse que as alegações de que não há assunto pra falar da saúde é um escabro, é vergonhoso que no mínimo ela deveria ter atendido a convocação. Cassiano se dirigiu ao vereador Raimundo Sinfraf e disse “Caro Raimundo, no dia em que você ou sua família precisa de  um médico e não ter, você  vai pensar diferente”, o vereador Cassiano disse pelo fato do  Vereador  Raimundo Sintraf ter  falado que era contra a convocação da secretária de saúde sem assunto determinado, como manda o regimento interno.

O vereador Isaías disse: “se ela não veio, nós não temos culpa”.


O vereador Paulo Roberto disse: “as mazelas que ai estão, não é culpa do atual governo que ainda está engatinhando. É culpa de gestores anteriores”. Paulo Roberto também foi de acordo com o Vereador Raimundo Sintraf sobre que a convocação deve seguir o regimento interno da casa legislativa, ou seja, teria que ter um assunto predefinido no ato da convocação da secretária.


O Vereador Nélio fez pedido de providências  em relação a situação dos bombeiros (pessoas que são responsáveis pelas bombas d`água) e que todos os povoados estão sofrendo por falta de  água,  no Porto de Areia todos estão criticando o prefeito por que não tem água. O vereador Nélio requereu verbalmente o pedido de providência para que se resolva a situação da água no município de Tutóia e em especial ao Porto de Areia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário