quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Outubro Rosa: conscientização e combate ao câncer de mama


Na tarde desta terça feira 31/10/2017 o secretário municipal de educação do Município de Paulino Neves, Manoel Lázaro Xavier Costa e sua esposa participaram da mobilização junto com as mulheres deste município. 
Participaram deste momento magnifico os integrantes da secretaria da mulher na pessoa da secretária Denise Cristina Gomes Pinheiro e o chefe de gabinete Israel Sousa Santos, representando o Prefeito Roberto Maués    
um pouco da historia sobre outubro rosa
O Outubro Rosa é um movimento que busca conscientizar sobre prevenção do câncer de mama, uma doença que chegará ao final de 2012 com 52.680 novos casos somente no Brasil, segundo estimativas do Inca (Instituto Nacional de Câncer). Este tipo de câncer é o segundo mais recorrente no mundo.
O movimento, que dura o mês inteiro e tem várias atividades e campanhas, com alertas sobre os riscos e necessidades de diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.
Um engajamento necessário
O engajamento de diversos setores da sociedade, de empresas e órgãos públicos, movimentos sociais, e outros, é fundamental para o sucesso da campanha e o combate a doença. Quanto maior forem as informações e os alertas em relação à prevenção da doença, maiores serão as vidas de mulheres que serão salvas.
Uma luta também de homens
Embora o movimento refira o câncer de mama especialmente em mulheres, há casos também deste tipo de câncer em homens. Para cada 99 casos somente um caso é de homem. Assim, além de chamar os homens para o necessário apoio ás mulheres que são detectadas com câncer de mama, é importante também eles cuidarem-se.
O mundo fica cor de rosa
Para chamar a atenção, diversos órgãos públicos e empresas iluminam as fachadas dos prédios de cor de rosa. Ônibus e até aviões são pintados de rosa. Monumentos são iluminados com a cor da campanha, num movimento internacional.
Criado na década de 1990, nos Estados Unidos e comemorada de diferentes formas ao redor do mundo por governos, empresas e terceiro setor, a iniciativa busca lembrar a população a respeito da importância do exame periódico de mamografia para mulheres com mais de 40 anos.
O laço rosa utilizado na campanha simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo, motivando e unindo diversos povos em torno da causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
O Sindjus/RS soma nesta campanha e alerta as mulheres, que são mais de 60% dos servidores do Judiciário, para a importância da iniciativa e para a necessidade de que busquem informações e adotem medidas preventivas.
Assessoria de Comunicação
Chefe de gabinete Israel Sousa, Secretária da Mulher Denise Cristina Gomes e Secretário de Educação Manoel Lázaro Xavier



















Nenhum comentário:

Postar um comentário